Grupos de Mulheres da Região Metropolitana do Recife realizam a partir de amanhã (05) debates no âmbito da saúde

Por Ludimilla Carvalho

Nos próximos dias, dois grupos de mulheres do Recife e Região Metropolitana que têm como foco a militância em questões de saúde, desenvolvem ações de fortalecimento e promovem o diálogo entre movimentos, governos e comunidades.

Mulheres Atrevidas – Nesta sexta-feira (05), o grupo Mulheres Atrevidas organizam na sede do Sintepe, às 14h, um debate com o tema “Aids no cotidiano das mulheres”.

O objetivo é enfatizar o problema da Aids como uma questão crucial para os grupos de mulheres em geral – não somente daqueles que fazem militância no âmbito da saúde – porque de acordo com Josefa Conceição, integrante do Mulheres Atrevidas, a Aids tem crescido muito entre as mulheres.
Números da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que o número de mulheres infectadas pelo vírus HIV cresceu 54%. Embora os homens ainda sejam os mais atingidos pela Aids (65%), atualmente para cada dois homens infectados há uma mulher. Em 1987, quando a pesquisa de incidência começou a ser feita em mulheres, a proporção era de 14 homens com o vírus, para cada mulher.

Na mesa de debate estarão: a secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, Betânia Cunha, da Coordenação Estadual de DST/AIDS, Miriam Florêncio, do grupo Liberdade Vamosimbora, além de Josefa Conceição, do Mulheres Atrevidas. A coordenação do debate será feita por Simone Ferreira, do SOS Corpo, organização parceira da atividade juntamente com o Sintepe. O debate integra as ações do Mulheres Atrevidas para o primeiro de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.

“Liberdade Vamosimbora” – Outro grupo que também programou atividades para problematizar questões de saúde é o Liberdade Vamosimbora, de Jardim Monte Verde, no Recife. No sábado (06), elas realizam um debate, com o tema “Violência uma questão de saúde pública”.
Alguns temas abordados serão a importância da mobilização popular junto às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o papel dos governos e o trabalho de militância dos grupos de mulheres, no enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros.

Estarão presentes Josefa Conceição (como integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco), Edjane Guimarães e Lourdes Lima (Distrito Sanitário 6/8), Bianca Freire (gerente de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher do Jaboatão dos Guararapes), Miriam Florêncio e Késia Simone (Liberdade Vamosimbora), e a secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro. O SOS Corpo é parceiro do grupo na atividade.

Além da discussão sobre a violência no âmbito da saúde, o “Liberdade Vamosimbora” faz também o lançamento da campanha “Se nossa luta é por saúde, vamosimbora!”, e dará início a um trabalho de diálogo com moradores da comunidade, para discutir formas de melhorar o atendimento na unidade de saúde do local.

Serviço:
Atividade grupo Mulheres Atrevidas
“Aids no cotidiano das mulheres” (debate)
Sexta-feira, 05/12/14 – 14h – Sintepe – Rua General José Semeão, 39, Santo Amaro – Recife

Atividade grupo Liberdade Vamosimbora
“Violência uma questão de saúde pública” (debate) + lançamento da campanha “Se nossa luta é por saúde vamosimbora!”
Sábado, 06/12/14 –
8h -​Escola Estadual Monte Verde – Rua Maria Lima, s/n, Jardim Monte Verde – Recife

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

[Pontos de Vista] Liberdade e diversidade sexual

sex dez 5 , 2014
Na edição n. 6 dos Cadernos de Crítica Feminista(*) a contribuição das feministas Maria Luiza Heilborn e Silvana Mara de Morais […]