Declaração da Articulação de Mulheres Brasileiras no 8 de Março de 2017
www.articulacaodemulheres.org.br
Há mais de século, organizações de mulheres mobilizam e fazem do dia 8 de março um dia internacional de luta por justiça e igualdade.
Este ano, o internacionalismo feminista propõe uma pauta unificada em cada lugar onde há mulheres organizadas: nas cidades, campos, litorais e florestas. Uma pauta de luta contra a restauração da direita e do pensamento conservador.
As forças desta reação conservadora são econômicas, fundamentalistas religiosas, patriarcais, racistas e ultraliberais. Elas atuam contra a igualdade e a justiça, contra as forças da liberdade, entre as quais encontram-se os movimentos de mulheres. Elas colocam em xeque a conquista de nossos direitos, fruto de muitas lutas, por meio do enxugamento dos gastos sociais, da privatização dos serviços públicos e dos bens comuns da natureza e atuam na deslegitimação das lutas por justiça lideradas pelos sujeitos políticos historicamente oprimidos e explorados.
No Brasil, como em outras partes do mundo, os direitos trabalhistas, previdenciários, o direito à saúde, à educação, à moradia, ao meio ambiente sadio vêm sendo desmontados. Todas as formas de opressão e dominação – o machismo, o racismo, a lesbofobia, a xenofobia, a transfobia, a militarização, a exploração capitalista – atuam articuladamente contra nós mulheres e contra o princípio dos direitos humanos.
Nosso país enfrenta as forças do golpe parlamentar-jurídico-midiático, da repressão e criminalização dos movimentos sociais. Confrontamos hoje uma agenda de propostas para a supressão de direitos a partir de um Congresso majoritariamente golpista, lacaio dos interesses do capital e das forças fundamentalistas religiosas.
Lutamos para barrar a Reforma da Previdência.
Lutamos pelo fim do racismo, em todas as suas formas e expressões.
Lutamos pelo fim da criminalização das mulheres quando precisam abortar.
Lutamos pelo fim de todas as formas de violência!
– Acesse a íntegra da nota na página da Articulação de Mulheres Brasileiras
Foto: Reprodução/oliveloveslife.com