02 a 04/06/16 – Desafios da atual conjuntura brasileira para a luta das mulheres negras e populares será tema de encontro em Salvador

Trata-se do Encontro Inter-regional Norte e Nordeste de Organizações de Mulheres Negras e dos Setores Populares, que conta com a assessoria da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), e do SOS CORPO –  Instituto Feminista para a Democracia. O debate acontece no Grande Hotel da Barra e a União Europeia apoia a ação e a presença de representantes de organizações dos nove estados do Nordeste, além de Pará, Amapá e Tocantins.

Mulheres do Norte e Nordeste, ligadas a movimentos sociais do campo e da cidade, reúnem-se em Salvador, entre quinta e sábado – 2 a 4 de junho, para discutir os rumos da política nacional e as recorrentes ameaças de retrocessos nas conquistas sociais dos últimos anos. Elas vão refletir sobre a atual conjuntura política do país, os reflexos na atuação de suas organizações, e, principalmente, definir estratégias para o enfrentamento dos riscos à perda de direitos no atual contexto, frente às medidas já anunciadas pelo governo interino.

De amanhã até sábado, as atividades são restritas às  convidadas. Apenas no dia 03 (sexta-feira), às 18h30, na Biblioteca Central dos Barris, o debate será aberto ao público, com o tema: Desafios da Conjuntura à Luta das Mulheres Negras e dos Setores Populares por Direitos e Políticas no Brasil, hoje.

Para Silvia Camurça, do SOS Corpo, as mulheres alvo da ação integram o segmento mais atingido pelas ameaças aos direitos na atual conjuntura. “É sobre as mulheres negras e populares que vão recair todos os cortes das políticas sociais que estão sendo impostos pelo ajuste fiscal. Essa política que tem se mostrado problemática no mundo todo, será mais grave ainda no Brasil por conta da enorme desigualdade e do racismo que estruturam a nossa sociedade”, afirma. Camurça acredita que o encontro vai permitir às mulheres pensarem juntas e construírem estratégias para os seus movimentos adotarem na luta por resistência na defesa de seus direitos. “E esperamos que contribua para o fortalecimento desses sujeitos sociais”, conclui.

Esta também é a perspectiva de Rosana Fernandes, assessora de Projetos e Formação da Cese: “Acreditando na força dos movimentos sociais e, particularmente na força das mulheres negras e dos setores populares para o enfrentamento ao conservadorismo político em curso na sociedade brasileira queremos, com esse encontro, favorecer um espaço às integrantes de organizações e movimentos de mulheres para elas debaterem e se situarem na atual conjuntura do país; além de promover voz e visibilidade à causa das mulheres negras e populares”.

O Encontro acontece no âmbito da Ação Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos, Defendendo Direitos, iniciada em 2015 e com ações previstas até 2017. A iniciativa é voltada para o fortalecimento da luta e auto-organização de marisqueiras, quilombolas, indígenas, trabalhadoras rurais, seguidoras das tradições de matriz africana, entre outros grupos de mulheres. As atividades incluem apoio a projetos mediante Editais e seminários, encontros e oficinas, envolvendo os nove estados do Nordeste, além do Pará, Amapá e Tocantins.

O objetivo principal é contribuir para a integração social e melhoria das condições de vida de mulheres negras e de mulheres de setores populares em situação de pobreza das regiões contempladas. Pretende ainda fortalecer o protagonismo do segmento e de suas organizações no debate público e nos processos de participação social referidos às políticas governamentais de combate à pobreza, e de inclusão social de mulheres e da população negra.

SERVIÇO

O Quê – Encontro Inter-regional Norte e Nordeste de Organizações de Mulheres Negras e dos Setores Populares

Onde – Grande Hotel da Barra

Quando – 2 a 4 de junho de 2016

Debate aberto ao público

Tema – Desafios da Conjuntura à Luta das Mulheres Negras e dos Setores Populares por Direitos e Políticas no Brasil, hoje.

Onde – Biblioteca Central dos Barris

Quando – 3 de junho de 2016

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

13/06/16, na Fundaj - Seminário Debatendo relações étnico-raciais e de gênero na Educação

qua jun 1 , 2016
Debates sobre Etnicidade, Gênero e Educação, no Cinema do Museu, a partir de 13 de junho.  Entre as participantes no […]