16/06/16: lançamento do livro “Cirandas feministas – experiências que se entrelaçam” [Edições SOS Corpo]

capa-cirandas-feministas_m
A publicação, de autoria coletiva, traz relatos de companheiras de diversos grupos de mulheres da Região Metropolitana do Recife.

Com as cirandas na cabeça, a equipe do SOS Corpo iniciou, em 2013, uma experiência político-pedagógica junto a grupos de mulheres da Região Metropolitana do Recife. Na verdade, começou um ano antes, quando nos reunimos com alguns grupos populares e com o Sindicato das Domésticas, para começar a planejar esta ação.

Logo ficou nítida a necessidade de incluir outras mulheres que ainda não participavam de grupos, mas que queriam muito iniciar um processo de auto-organização em seus territórios ou em categorias. Foi assim que tudo começou.

De 2013 a 2015, realizamos um processo de fortalecimento de 13 grupos de mulheres, organizados em bairros da periferia e municípios da região metropolitana do Recife e em categorias. Grupos de mulheres que vivem em situação de pobreza, majoritariamente negras, adultas e com reduzida escolaridade. Quando começamos, alguns ainda não eram grupos, eram apenas uma intenção; outros já tinham uma longa trajetória, mas precisavam se fortalecer.

Com este desafio, de fortalecer grupos para atuação na sua localidade e para o engajamento no movimento feminista, seguimos em frente.

Seguimos juntas, fazendo girar a energia que nos mobiliza, nos fortalecendo dentro de nossa rede, e, para fora, atuando no mundo com toda a garra que o enfrentamento a dominação e a exploração exige. Não queremos muito, apenas transformar o mundo pelo feminismo. 

Por isso, trazemos aqui estas experiências que se entrelaçam, histórias e reflexões dos grupos populares feministas da região metropolitana de Recife. 

  • Extraído da Introdução, por Carmen Silva, da equipe do SOS Corpo | Ilustração: imagem da capa da publicação

Next Post

Sobre-viventes! de Cidinha da Silva: lançamento no centro cultural feminista do SOS Corpo

ter maio 17 , 2016
Por Pollyanna Marques Vaz* Em 2006 ao fazer minha primeira leitura de Cada Tridente em seu lugar e Outras Crônicas (Instituto […]