Manifestação em prol do reconhecimento de maracatus e afoxés acontece nesta sexta-feira (17)

Por Ludimilla Carvalho

 

Nesta sexta-feira (17) as Comunidades Tradicionais de Terreiro, organizam uma caminhada que terá concentrações em 13 pontos do Recife, finalizando na avenida Rio Branco. A ideia é chamar atenção para o reconhecimento do Ministério Público dos maracatus de baque solto e afoxés (ritos da cultura negra), enquanto patrimônio imaterial de nosso estado, garantindo que as celebrações possam ocorrer sem interrupções.
No início do ano, o MPPE restringiu as atividades dos brincantes no período da noite, horário em que tradicionalmente tanto os maracatus de baque solto quanto os afoxés costumam se manifestar. Na Zona da Mata, diversos maracatus foram obrigados pela polícia miliar a encerrarem sambadas às 2h da manhã.

A manifestação também é uma forma de buscar proteção legal para os terreiros, onde praticantes das religiões de matriz africana tem sofrido com invasões e agressões, e as atividades são interrompidas. A caminhada também apoia Dilma Rousseff, candidata petista à reeleição.

“Ao mesmo tempo que vamos manifestar o apoio à Dilma, queremos trabalhar questões e exigências urgentes, para que nós tenhamos um estado realmente democrático”, explica Vera Baroni, da Marcha das Mulheres Negras 2015 – Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, se referindo às várias demandas do movimento negro.

Serviço:
Mobilização dos Povos Tradicionais pelo reconhecimento do MPPE dos ritos do patrimônio imaterial pernambucano: maracatus e afoxés e de apoio à Dilma pelos avanços de inclusão social das comunidades tradicionais de terreiro
Sexta-feira, 17 de outubro de 2014
A partir das 15h (saindo de 13 pontos do Recife. Conferir locais no cartaz)
Ponto de encontro: Av Rio Branco, bairro do Recife

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Uma tarde vermelha - Mobilização pela reeleição de Dilma no Recife, Pernambuco

dom out 19 , 2014
Foto: www.mudamais.com   Por Betânia Ávila, equipe SOS Corpo   Domingo 19 de outubro, 2014 O ponto de encontro foi o Marco […]