Mais de 120 mil dizem sim ao plebiscito na RMR

Números indicam que na Região Metropolitana do Recife, maioria é favorável a uma constituinte para reformular o sistema político

 

Por Ludimilla Carvalho

 

Segundo informações da secretaria operativa estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político – realizado em todo o país, entre os dias 01 e 07 de setembro – a maioria dos votantes na Região Metropolitana do Recife, é a favor de uma constituinte para a reforma do sistema político. Embora a contagem dos votos ainda não tenha sido concluída em todo o estado (faltam cerca de 15% das urnas para serem apuradas), mais de 120 mil pessoas na RMR escolheram “sim” na votação. Em Pernambuco, mais de 150 comitês foram responsáveis pela coleta de votos, em urnas fixas ou volantes.

O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) – uma das organizações que participou da campanha – recolheu votos em 22 urnas no Recife e Região Metropolitana, e contabilizou mais de 2000 votos, dos quais 98,8% eram favoráveis à constituinte.

Na internet – Um comunicado publicado no site oficial do plebiscito informa que mais de 1 milhão e 700 mil pessoas, em todo o Brasil, votaram pela internet. Desse total, 96,9% (1.691.006) votaram “sim” à Constituinte do Sistema Político, e 3,1% (53.866) disseram “não” ao processo.

Resultado final – A previsão é de que o resultado final da apuração em todos o país seja divulgado até 24 de setembro, e encaminhado aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, para forçar a realização de um plebiscito oficial.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Representação de grupos sociais na política é discutida pelos movimentos sociais

qui set 18 , 2014
    Dados de cor, raça e sexo foram usados pelo TSE para registro de candidaturas nas eleições e serão […]