Uma noite de esperança no centro cultural feminista do SOS Corpo

Por Carmen Silvia*
Nesta noite de sexta, 11, o  Centro Cultural Feminista do SOS Corpo encheu-se de esperança. Em meio à crise política que tomou conta do país e de nossas cabeças, uma pausa para sorver a história. Schuma Schumaher lançou o livro Mulheres no Poder, produzido em conjunto com Antonia Ceva, ambas da organização feminista do Rio de Janeiro, Redeh, no qual narram trajetórias de vida de mulheres que galgaram cargos de poder político no nosso país, a partir do foco na luta sufragista.
O debate correu solto sobre os limites que nós mulheres enfrentamos na vida para participar da política. A responsabilização pelo trabalho doméstico e cuidado com crianças, os modos tradicionais de fazer política, o financiamento privado de campanhas eleitorais, a imagem que a mídia cria sobre as mulheres, tudo isso são entraves que dificultam a participação política das mulheres. Neste momento em que a situação política brasileira é de confrontação aberta, com a direita fundamentalista no Congresso Nacional querendo fazer dos direitos moeda de troca e com a aceitação do pedido de impedimento da presidenta Dilma, o debate sobre a presença das mulheres na política é muito bem vindo.
A noite terminou com o convite para o engajamento ativo na luta em defesa da democracia, com a presença firme nas ruas no dia 16, dia do ato nacional contra o golpe. Em Recife, a manifestação começa às 15 h, na praça Oswaldo Cruz.
Carmen Silvia é educadora do SOS Corpo, integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras, e doutoranda em Sociologia pela UFPE. 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nota da AMB: "A crise que o país atravessa e o que nós temos a ver com isso"

sex dez 11 , 2015
Diante da crise que o país está atravessa, a Articulação de Mulheres Brasileiras, movimento feminista antirracista e anticapitalista, expressamos sua posição […]