07/12/15 – Conferência Livre Pela Vida das Mulheres

Descontentes com as conferências oficiais, movimentos de mulheres investem nas conferências livres. Em diferentes lugares do país conferências livres se multiplicam. Nesta segunda feira, dia 7, ocorre mais uma, desta vez no Recife, com participação de mulheres de várias localidades do estado, tendo portanto um caráter estadual.
Realizada na quadra do Colégio São José, situado  na Av. Conde da Boa Vista, principal avenida do centro da cidade do Recife , a conferência é convocada por coletivos, grupos e movimentos de mulheres do sertão ao litoral.
O processo da 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres inovou em seu regimento ao prever conferências livremente organizadas, de maneira autogestionada pelas organizações que as convocarem. Além de reforçar o debate político entre os movimentos articulados, o resultado das conferências livres valem como contribuição às conferencias oficiais, que são organizadas pelos conselhos e Poder Executivo. As resoluções, além de serem encaminhadas ao governo do estado e governo federal, circularão amplamente nos municípios do estado e nos movimentos de mulheres.
Em Pernambuco, a chamada é PELA VIDA DAS MULHERES, e a maior parte do tempo será dedicado a avaliar até que ponto as políticas públicas respondem aos problemas  cotidianos enfrentados pelas mulheres nos municípios do estado. Este é um aspecto excluído das conferências municipais e estadual e que, segundo as organizadoras, deveria ser  o foco principal de  qualquer debate sobre política pública.
Ao final do dia, as participantes da conferência sairão em ato de rua, caminhando pelo centro da cidade. A Conferência Livre de Pernambuco vai aprovar também uma Carta das Mulheres, posicionando-se na conjuntura.
conflivre_mulheres

Next Post

09/12/15 - Marcha das Mulheres Negras em Pernambuco

sáb dez 5 , 2015
No próximo dia 9 de dezembro (quarta-feira), será a vez das mulheres negras de Pernambuco tomarem as ruas do Recife na […]