Memória das quatro Marchas das Margaridas é reunida em livro de fotografias

livroMargaridas_ClaudiaFerreira

A memória das milhares de Margaridas que há 15 anos marcham por seus direitos ganhou registro no livro fotográfico Marcha das Margaridas, produzido pela fotógrafa e historiadora Claudia Ferreira, com curadoria do fotógrafo João Roberto Ripper. Publicado pela Editora Aeroplano, o livro traz cerca de 150 fotos entre centenas realizadas em todas as quatro Marchas, nos anos de 2000, 2003, 2007 e 2011. As imagens também são acompanhadas por alguns textos que complementam a narrativa dos momentos.

Marcha das Margaridas registra a luta, o colorido, os rostos, as marcas e os sorrisos de diversas mulheres que fazem parte da história da mobilização. Em entrevista ao programa de rádio Viva Maria, da EBC, Cláudia Ferreira disse: “Eu tinha uma meta que era fazer um livro pra devolver para essas mulheres a história linda e maravilhosa delas. Para elas terem registradas e impressas em papel o quanto elas são importantes em todo o processo de transformação que as mulheres estão vivendo nos últimos 15 anos”.

O livro é uma realização do Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais (Caces) e fruto de uma parceria da CONTAG com a Fundação Ford, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Foram impressos 2.000 mil exemplares: 1.500 para distribuição e 500 para venda. A CONTAG concederá exemplares para as FETAGs e entidades parceiras. Em breve, o PDF do livro estará disponível no site da CONTAG e o livro digital (e-book) poderá ser baixado gratuitamente nos sites da Livraria Cultura e da Amazon. Durante a Marcha 2015, que acontece semana que vem, nos dias 11 e 12, está prevista a distribuição de 50 mil postais com fotos do livro e com dicas de como acessá-lo gratuitamente na internet.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG

Next Post

“A Marcha de Mulheres Negras terá o tamanho da nossa força. E nós temos muita força”

sáb ago 8 , 2015
Com data para 18 de novembro, a Marcha das Mulheres Negras está a todo vapor. Rio Grande do Norte, Piauí, […]