Nota de repúdio à produção, divulgação e comercialização de adesivos de automóveis que atentam criminosamente contra a imagem da Presidenta Dilma Rousseff.
Nós, da Articulação de Mulheres Brasileiras e da Articulação Feminista Marcosul, vimos a público manifestar nosso repúdio à produção, divulgação e comercialização de adesivos de automóveis que atentam criminosamente contra a imagem da Presidenta Dilma Rousseff. Repudiamos que essa imagem seja divulgada na Internet como uma “forma de protesto”, e consideramos que se trata de um crime de incitação à violência sexual pelo qual deve ser responsabilizado os sites e blogues que divulgam o adesivo como “forma de protesto”, assim como devem ser responsabilizados o site que o comercializou e aqueles que o divulgarem. Para nós, em uma democracia, a violência contra as mulheres jamais poderá ser considerada uma forma de protesto. Violência contra as mulheres é crime!
Em uma sociedade patriarcal, a violência sexual vem sendo utilizada sistematicamente para subjugar a nós mulheres, nos dominar, nos desqualificar, nos castigar pela transgressão e pela busca permanente de sermos donas de nossos projetos de existência, é roubar nossa possibilidade de existir e ser com autonomia, rompendo as regras de sujeição que o machismo nos impõe, todos os dias. A imagem veiculada no adesivo violenta a todas nós mulheres brasileiras. O recado é muito explícito: é permitido invadir, utilizar, mercantilizar, violentar, devastar o nosso corpo e a possibilidade de existirmos como seres autônomos. Trata-se, portanto, não somente de uma apologia ao estupro, mas de uma autorização tácita para se violentar todas as mulheres, inclusive como instrumento de correção. É uma violência simbólica que reduz nós mulheres à condição de objeto e nos retira do lugar de sujeitos.
A Presidenta é vítima da violência machista. É por ser mulher que é atacada dessa forma. Nesse sentido, não é à toa que a presidenta foi escolhida nesse contexto de avanço do conservadorismo fundamentalista patriarcal. Difundir e naturalizar o uso dessa imagem é, na nossa perspectiva, ser cúmplice da violência, é praticar o crime de incitação à violência sexual contra as mulheres, em um país em que, todos os dias, em intervalos de minutos, uma mulher é estuprada e morta pelo machismo. Ademais, depreciar a imagem de uma presidenta é mais que depreciar a sua imagem, é desqualificar a imagem da instituição presidência, é por em questão a possibilidade das mulheres ocuparem lugares de poder. Para que a violência contra as mulheres tenha fim, é necessário enfrentar os valores e ideias que ainda naturalizam este tipo de violência e que tentam justificá-la e banalizá-la.
Manifestamos nossa solidariedade feminista à Presidenta Dilma Rousseff e a todas as meninas e mulheres que são vítimas da violência patriarcal no Brasil e no mundo. Mexeu com uma, mexeu com todas!
Por mim, por nós e pelas outras!
Por democracia no mundo e nas nossas vidas!
Fim à violência contra as mulheres!
Assinam esta nota:
Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)
Articulação de Mulheres Brasileiras – RJ
Articulação de Mulheres do Amapá
Articulação de Mulheres do Amazonas
Articulação de Mulheres do Mato Grosso do Sul
Articulação Feminista Marcosur (AFM)
Cfemea – Centro Feminista de estudos e assessoria – Brasilia
Coletivo Autônomo Feminista Leila Diniz – RN
Cunhã Coletivo Feminista – João Pessoa -PB
Fórum Cearense de Mulheres
Fórum Goiano de Mulheres
Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses
Fórum Estadual de Mulheres do Piauí
Fórum Estadual de Mulheres do Rio Grande do Norte
Fórum de Mulheres do Distrito Federal e Entorno
Fórum de Mulheres do Espírito Santo
Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas (BA)
Fórum de Mulheres de Manaus
Fórum de Mulheres de Mato Grosso
Fórum de Mulheres de Pernambuco
Fórum de Mulheres de Santa Catarina
Fórum de Mulheres de Sergipe
Fórum de Mulheres do Tocantins
Núcleo de Mulheres de Roraima
Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba
REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano
SOS Corpo Instituto Feminista para Democracia
Publicação original no sítio eletrônico da AMB
Fora violencia sexista contra as mulheres.
Importante que pessoas e organizações feministas ou não manifestem sua indignação. Mas acho que apenas nas redes sociais ainda é muito pouco. O mesmo vale para o movimento negro com relação a redução da maioridade penal. Vamos as ruas.
A História jamais esquecerá os benefícios trazidos com os novos tempos trazidos por Lula, Dilma,a militância que deram – lhes suporte, e apoios vários. Viva os novos tempos. E críticas sempre ocorreram a quem ousa mudar o wue já estava encrustado
É imoral, covarde, criminoso e desrespeitoso. Tem que se descobrir a autoria e punir, isso é um absurdo! Caso não se investigue e não se puna, adeus “ordem e progresso”. Isso não é democracia. Autoridades, façam o seu trabalho! Parabéns por fazer a matéria sem reproduzir a sórdida imagem, diferente de outros sites.
Meu apoio total à Presidenta Dilma e a todas as mulheres.
Acho que essas ‘manifestações’ estão superando qualquer tipo de bom senso, são pessoas criminosas e ignorantes. Eu repudio também esse tipo de agressão e me envergonho muito por essas pessoas.
Estou com vocês.
Mexeu com uma, mexeu com todas.
Isto que esta ocorrendo relacionado a questão repulsiva dos adesivos para carro com a figura da nossa presidenta Dilma Rousseff, simplesmente é resultado( por enquanto, pois tudo pode pior) de um sistemático e agravado ataque à moral da figura da mulher brasileira principalmente voltados as nossas adolescentes (ditas Novinhas) nos últimos tempos. Apoidos inclusive pela Grande Mídia, que enriquece a cada dia um novo M’C…pagodeiro…sertanejo…realejo…tanto faz. O importante é que degrade a figura da Mulher. Isso, sem contar o grande sucesso (inclusive de vendas)que a música do mesmo ou mais agressivo conteúdo machista e moralmente degrante faz no paraleo a Grande Mídia. Este sistemático ataque contra a imagem da mulher que no mínimo vendo sendo chamada de cachorra, é público e notório, é as “vista e ouvidos” de todos. No entanto, nos manifestamos coletivamente e com maior ferocidade quando o ataque tem literalmente nome e sobrenome. Quem sabe desta vez a nulher que esta no poder, seja ela uma atriz renomada…bancada política feminina …freiras…professoras…todos os movimentos socias feministas ou mesmo formado por homens que não reconheça esse tipo de ataque degrante mencionado como instrumento de luta pelo poder nas relações socias que se unam agora num contra ataque coletivo à todas essas formas (musicalizadas…adesivas…) de tratamento ofensivos à figura da mulher. Inclusive, quiçá desta vez com alguma nota, nem que seja por 1 minuto alguma fala por parte da nossa Presidenta da República em Rede Nacional dizendo algo como: ” mesmo dentro da democracia …mesmo dentro do direito de expressão … Não poderá ser admitida…comercializada…explorada…qualquer produto que degrade a figura feminina. Pois, literalmente, sou uma dessa figura.
Isto que esta ocorrendo relacionado a questão repulsiva dos adesivos para carro com a figura da nossa presidenta Dilma Rousseff, simplesmente é resultado( por enquanto, pois tudo pode pior) de um sistemático e agravado ataque à moral da figura da mulher brasileira principalmente voltados as nossas adolescentes (ditas Novinhas) nos últimos tempos. Apoidos inclusive pela Grande Mídia, que enriquece a cada dia um novo M’C…pagodeiro…sertanejo…realejo…tanto faz. O importante é que degrade a figura da Mulher. Isso, sem contar o grande sucesso (inclusive de vendas)que a música do mesmo ou mais agressivo conteúdo machista e moralmente degrante faz no paraleo a Grande Mídia. Este sistemático ataque contra a imagem da mulher que no mínimo vendo sendo chamada de cachorra, é público e notório, é as “vista e ouvidos” de todos. No entanto, nos manifestamos coletivamente e com maior ferocidade quando o ataque tem literalmente nome e sobrenome. Quem sabe desta vez a nulher que esta no poder, seja ela uma atriz renomada…bancada política feminina …freiras…professoras…todos os movimentos socias feministas ou mesmo formado por homens que não reconheça esse tipo de ataque degrante mencionado como instrumento de luta pelo poder nas relações socias que se unam agora num contra ataque coletivo à todas essas formas (musicalizadas…adesivas…) de tratamento ofensivos à figura da mulher. Inclusive, quiçá desta vez com alguma nota, nem que seja por 1 minuto alguma fala por parte da nossa Presidenta da República em Rede Nacional dizendo algo como: ” mesmo dentro da democracia …mesmo dentro do direito de expressão … Não poderá ser admitida…comercializada…explorada…qualquer produto que degrade a figura feminina. Pois, literalmente: “sou uma dessas figura”.
Isso que aconteceu é antes de tudo um crime, um desacato a autoridade, os responsáveis deveriam responder criminalmente, assim como aqueles que utilizarem esse adesivo em seu carro. Incitação à violência.
As pessoas usam o Facebook para manifestar todos os seus preconceitos e chegam ao cúmulo de fazer ameaças. Pergunto.: por que a Polícia Civil dos estados e a Polícia Federal não fazem nada? Não tem um tal de IP que permite a localização desses cretinos? Esse jogo está ficando perigoso. Todo mundo sabe que partida em que o juiz deixa correr solto, dá briga entre jogadores e torcidas no final.
Mulheres merecem respeito. Crianças, jovens, adultos e idosos de bem merecem respeito. RESPEITO para um mundo melhor.
PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, MERECE O APOIO DE TODOS NÓS QUE REPUDIAMOS A VIOLÊNCIA QUE TANTAS MULHERES VEM SOFRENDO! EU NUNCA SOFRI VIOLÊNCIA, MAS TENHO MEDO, POIS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TEM A SENSIBILIDADE MUITO PROFUNDA ESTAMOS CORRENDO O RISCO NESTA VIDA INFELIZMENTE HÁ PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM AS MULHERES! EU PENSO QUE ALGUÉM TEM QUE ESTUDAR UMA FORMA DE PUNIÇÃO MUITO MAIOR PARA TODAS AS SITUAÇÕES DE DISCRIMINAÇÕES DE TODAS AS FORMAS, QUE AS PESSOAS ESTÃO SOFRENDO EM NOSSO PAÍS! AQUI EM NOSSA CIDADE BAGÉ. RIO GRANDE DO SUL. ERA UMA CIDADE TRANQUILA E AGORA JÁ NÃO PODEMOS MAIS ANDAR NA RUA SEM ALGUNS CUIDADOS MESMO DE DIA. É UM ABSURDO A FALTA DE RESPEITO COM A VIDA DO OUTRO!!….
É uma pena que hoje mais do que ontem,a IGNORANCIA continue sendo a tónica da sociedade Brasileira. Pessoas que se dizem até “Cultas” estao enveredando por um camino de Ódio e Preconceito contra TUDO aquilo que nao comungue com seus pensamentos. A Democracia nao é ir votar a cada espaço de tempo, DEMOCRACIA é respeitar ao OUTRO que é DIFERENTE de mim. “Nao concordo com as tuas idéias mas, daría a mina vida para que voce possa defende-las”!!!!!