03/06/2015 – Fórum de Mulheres do Paulista denuncia a precariedade dos serviços de saúde no município

saude para as mulheres

 

Redação: Fórum de Mulheres de Paulista

Cerca de 100 mulheres integrantes e convidadas do Fórum de Mulheres do Paulista se reúnem amanhã (03) com gestores públicos para denunciar a grave situação que se encontra os serviços de saúde e no atendimento à mulher no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. O Fórum de Diálogo sobre Políticas Públicas de Saúde para as mulheres acontece às 10h, no sindicato dos Tecelões do Paulista, Centro da cidade.

Mesmo com 52% da população sendo do sexo feminino, a atenção a saúde das mulheres é quase nula. Entre as reivindicações estão: a ausência de uma maternidade pública, obrigando as mulheres a terem que recorrer a outros municípios como Abreu e Lima, Recife e Olinda; ausência de um plano de políticas em saúde para as mulheres; não foi implantado o planejamento reprodutivo no município; o diagnóstico do câncer de mama e do colo de útero é deficiente tanto na coleta do material como o prazo de entrega dos resultados; ausência de um serviço especializado às vítimas de violência que garantam a contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis inclusive o HIV, e os procedimentos médicos necessários para a interrupção da gestação nos casos garantidos por lei; entre outros.

A programação conta com a presença de representantes da gestão de Paulista, como a Coordenadora da saúde da mulher, da Superintendente da atenção básica e da Secretária da Mulher. E da sociedade civil organizada, com a representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Fórum de Mulheres do Paulista e Núcleo de Gênero da Faculdade Joaquim Nabuco. “Precisamos denunciar o descaso com a saúde no município, dialogar com a gestão, e fortalecer as mulheres para se prepararem para a VII Conferência Municipal de Saúde no município”, disse Venuse Braga, coordenadora colegiada do Fórum de Mulheres do Paulista.

Serviço:

O quê:  Fórum de Diálogo sobre Políticas Públicas de Saúde para as mulheres

Data: 03/06/2015

Hora: 10h às 17h

Local: Sindicato dos Tecelões do Paulista

Avenida Floriano Peixoto 25, Centro (próximo as lojas Americanas)

 

 

Sobre o Fórum de Mulheres do Paulista

É uma articulação de mulheres que atua em defesa dos direitos humanos das mulheres, lutando pela igualdade de gênero a partir da transformação da sociedade machista, patriarcal, racista, capitalista e homofóbica. Criada em 03 de novembro de 1997, é composta por organizações não governamentais, núcleo de gênero de universidades, secretaria de mulheres de sindicatos, secretarias de mulheres de partidos políticos, entre outras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Situação dos Direitos Humanos em Pernambuco: cenários de violações

qui jun 11 , 2015
Por Mércia Alves No dia 10 de junho, 43 pessoas de 27 organizações – grupos, sindicato, fóruns e redes – […]