03/06/2015 – Fórum de Mulheres do Paulista denuncia a precariedade dos serviços de saúde no município

saude para as mulheres

 

Redação: Fórum de Mulheres de Paulista

Cerca de 100 mulheres integrantes e convidadas do Fórum de Mulheres do Paulista se reúnem amanhã (03) com gestores públicos para denunciar a grave situação que se encontra os serviços de saúde e no atendimento à mulher no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. O Fórum de Diálogo sobre Políticas Públicas de Saúde para as mulheres acontece às 10h, no sindicato dos Tecelões do Paulista, Centro da cidade.

Mesmo com 52% da população sendo do sexo feminino, a atenção a saúde das mulheres é quase nula. Entre as reivindicações estão: a ausência de uma maternidade pública, obrigando as mulheres a terem que recorrer a outros municípios como Abreu e Lima, Recife e Olinda; ausência de um plano de políticas em saúde para as mulheres; não foi implantado o planejamento reprodutivo no município; o diagnóstico do câncer de mama e do colo de útero é deficiente tanto na coleta do material como o prazo de entrega dos resultados; ausência de um serviço especializado às vítimas de violência que garantam a contracepção de emergência, a profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis inclusive o HIV, e os procedimentos médicos necessários para a interrupção da gestação nos casos garantidos por lei; entre outros.

A programação conta com a presença de representantes da gestão de Paulista, como a Coordenadora da saúde da mulher, da Superintendente da atenção básica e da Secretária da Mulher. E da sociedade civil organizada, com a representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Fórum de Mulheres do Paulista e Núcleo de Gênero da Faculdade Joaquim Nabuco. “Precisamos denunciar o descaso com a saúde no município, dialogar com a gestão, e fortalecer as mulheres para se prepararem para a VII Conferência Municipal de Saúde no município”, disse Venuse Braga, coordenadora colegiada do Fórum de Mulheres do Paulista.

Serviço:

O quê:  Fórum de Diálogo sobre Políticas Públicas de Saúde para as mulheres

Data: 03/06/2015

Hora: 10h às 17h

Local: Sindicato dos Tecelões do Paulista

Avenida Floriano Peixoto 25, Centro (próximo as lojas Americanas)

 

 

Sobre o Fórum de Mulheres do Paulista

É uma articulação de mulheres que atua em defesa dos direitos humanos das mulheres, lutando pela igualdade de gênero a partir da transformação da sociedade machista, patriarcal, racista, capitalista e homofóbica. Criada em 03 de novembro de 1997, é composta por organizações não governamentais, núcleo de gênero de universidades, secretaria de mulheres de sindicatos, secretarias de mulheres de partidos políticos, entre outras.

Deixe uma resposta

Next Post

Situação dos Direitos Humanos em Pernambuco: cenários de violações

qui jun 11 , 2015
Por Mércia Alves No dia 10 de junho, 43 pessoas de 27 organizações – grupos, sindicato, fóruns e redes – […]
Instagram did not return a 200.
%d blogueiros gostam disto: