“Pelas Mulheres Indígenas” – uma publicação de mulheres de oito etnias do Nordeste brasileiro

Publicação escrita, fotografada e desenhada por mulheres indígenas de oito etnias do Nordeste brasileiro traz relatos sobre suas vidas, seus sonhos e sobre o ser mulher indígena hoje.

pm7

O título “Pelas Mulheres Indígenas” é uma alusão dupla, pela autoria e pela motivação de empoderar as mulheres na prática de seus direitos. O projeto conta com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e da Secretaria de Políticas Públicas do Estado da Bahia (SPM-BA), tendo sido vencedor do edital Março Mulher deste ano.

pm10

A publicação conta também com uma Cartilha informativa sobre como prevenir e lidar com casos de violência conjugal. São 64 páginas todas coloridas, que contam também com ilustrações da jovem indígena Tupinambá, Irãny, e de Potyra Tê Tupinambá.

pm11

O livro está disponível para download gratuito na página do projeto, que leva o mesmo nome e integra as atividades, entre as quais um processo de formação contínua sobre direito das mulheres, que está sendo implementado com mulheres indígenas de oito comunidades do Nordeste: Tupinambá, Pataxó Hãhãhã, Pataxó Dois Irmãos e Pataxó Barra Velha, da Bahia, Xokó, de Sergipe, Kariri-xocó e Karapotó Plaki-ô de Alagoas, e Pankararu, de Pernambuco.

5

  A formação se dá através de encontros na sede da ONG, em Olivença, e on-line, com a criação de uma uma rede multiétnica, a Comunidade Colaborativa de Aprendizado Pelas Mulheres Indígenas, disponível em: http://www.mulheresindigenas.org.

Fonte: Fernanda Martins e Joana B. Tavares [http://www.thydewa.org/]

Atualização: O site do projeto não está mais no ar. Para baixar a publicação clique na imagem abaixo:

Baixar: pelas mulheres indigenas-web

PMI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Frente Nacional participa de audiência sobre aborto no Senado e lança dossiê sobre criminalização das mulheres no Brasil

qui maio 28 , 2015
Frente Nacional participa de audiência sobre aborto no Senado e lança dossiê sobre criminalização das mulheres no Brasil A Frente […]