Crise econômica, precarização e terceirização serão temas de conferência e seminário com a socióloga Helena Hirata, no Recife. [Inscrições encerradas]

No próximo dia 23, às 15 h, a socióloga Helena Hirata realiza no Recife, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências da UFPE, a conferência: “Crise econômica, Transformações do trabalho e formas de precarização – uma comparação internacional”.

helenahirata foto Fernando Petermann

A vinda da socióloga ao Recife, que atualmente é diretora do Centro Nacional de Pesquisa Científica associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre, na França, é uma promoção do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sociologia e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal (UFPE), o curso de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e a Fundação Joaquim Nabuco.

Helena Hirata também será a palestrante do seminário “Paradigmas do Trabalho e Divisão Sexual do Emprego e do Trabalho”, que acontece no dia seguinte (24), no mesmo auditório. No seminário, a pesquisadora focará: trabalho e gênero – velhos e novos paradigmas; terciarização e terceirização do emprego na crise; trabalho doméstico; trabalho de cuidado (care), suas várias faces e principais controvérsias. O seminário acontece das 9h30 às 17h30 e teve suas inscrições encerradas ontem (15).

A relevância das pesquisas e estudos de Helena Hirata no campo do trabalho, e mais detidamente nos debates sobre divisão sexual do trabalho; gênero e globalização; teorias e práticas do “care” em perspectiva comparativa, fazem da socióloga uma referência para pesquisadoras/es de várias partes do mundo interessadas/os nessas questões, sem falar em sua contribuição para a formação de militantes do movimento de mulheres e feministas no Brasil e na França, entre outros países.

Serviço:

Conferência com Helena Hirata – “Crise econômica, Transformações do trabalho e formas de precarização – uma comparação internacional”

Dia: 23/04/15

Hora: a partir das 15h

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências da UFPE, Cidade Universitária, Recife.

Seminário “Paradigmas do Trabalho e Divisão Sexual do

Emprego e do Trabalho”

Dia: 24/04/15

Horário: 9h30-12h30 e14h30-17h30

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências da UFPE, Cidade Universitária, Recife.

PROMOÇÃO:

SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia; Programa de Pós-gradução em Serviço Social UFPE / Programa de Pós-gradução em Sociologia UFPE / NUT – Núcle de Estudos do Trabalho do Departamento de Psicologia UFPE; Núcleo de Pesquisas da Mulher -NUPEM/Curso de Ciências Domésticas UFRPE; Fundação Joaquim Nabuco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

SPM divulga regimento interno da 4a. Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

qua abr 29 , 2015
Clique aqui e acesse o Regimento Interno da 4a. CNPM, publicado em 29/04/15, no Diário Oficial da União