8 de março unificado – “Pela Vida das Mulheres” – manifestação feminista nas ruas do Recife

atounificado
Pela Vida das Mulheres. Com esta frase puxando a caminhada, nesta sexta, dia 6 de
março, os movimentos feministas estarão nas ruas de Recife saudando o dia internacional de luta das mulheres – 08 de março.

A concentração será a partir das 14 h, no parque 13 de maio. De lá sairão em caminhada, por volta das 16 h, pela Av. Conde da Boa Vista até a praça do Derby, onde a manifestação será encerrada com apresentações culturais de grupos de mulheres.

O movimento mostrará nas ruas a força da luta das mulheres por saúde pública e por uma vida sem violência. Com músicas, cartazes e performances, as feministas dirão o que estão pensando da situação das mulheres e das políticas que os governos tem
implementado, ou não, para enfrentar os problemas de saúde, segurança, trabalho, entre outros. São esperadas críticas ao governo do estado, em função de ter dado o nome de um homem (Eduardo Campos) para o hospital da mulher, o que segundo elas, contribui para a invibilização das mulheres na sociedade. Também estão sendo anunciadas críticas à precarização do sistema de saúde, e ao abandono da política de proteção às mulheres vítimas de violência pela prefeitura municipal.

Neste momento em que todo o país discute a crise econômica mundial e os riscos de
instabilidade política, os movimentos feministas vão às ruas para exigir direitos das
mulheres e também reafirmar a democracia. Elas exigem uma reforma do sistema político que garanta participação igualitária de mulheres e homens no Congresso Nacional. Para as organizadoras, só ampliando a participação políticas das mulheres, é possível barrar os retrocessos que estão sendo propostos pelo presidente da  Câmara Federal, Eduardo Cunha. Ele tem ameaçado propor retiradas de direitos já conquistados pelas mulheres, como o aborto legal em caso de estupro ou risco de morte com atendimento no sistema público e também colocar novamente em pauta o Estatuto do Nascituro.

Organizações que integram ato unitário no Recife:

Articulação de Mulheres Brasileiras; Central Única dos Trabalhadores; Coletivo Anti-Proibicionista; Coletivo Feminista Diadorim; CSP/CONLUTAS; Consulta Popular; Feminismo Agora; Fórum de Mulheres de Pernambuco; Levante Popular da Juventude; Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem-viver; Marcha Mundial de Mulheres; Marcha das Vadias; Movimento Ana Montenegro; Movimento Olga Benário; Movimento Zoada; Movimento de Mulheres em Luta; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Rede das Mulheres de Terreiro; SIMPERE.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

"Enegrecer o 8 de março para autonomia e liberdade das mulheres"

qui mar 5 , 2015
Declaração da Articulação de Mulheres Brasileiras neste 8/3/2015 Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, nós, que fazemos a […]