A última Ação Cultural Feminista do ano acontece dia 13 de dezembro a partir das 18h30, na sede do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
![](https://i0.wp.com/soscorpo.org/wp-content/uploads/2024-Acao-Cultural-Feminista-do-SOS-Corpo-26.png?resize=640%2C640&ssl=1)
Em meio à crise climática, aos ataques aos direitos sexuais e reprodutivos no Congresso Nacional, ao avanço do projeto neoliberal e conservador, além do crescimento da extrema direita no mundo, o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia convida todas, todes e todos a esperançar um novo ano! O fim do ano está chegando e com ele, como não poderia deixar de ser, está chegando também nossa celebração feminista!
No dia 13 de dezembro, a partir das 18h30, abriremos as portas para o público para encerrarmos o ano 2024. Na programação do Samba para Adiar o Fim do Mundo, contaremos com as vozes potentes das icônicas Dulcinea Xavier e Maria Pagodinho, Feira das Mulheres Pretas e lançamento do livro Crítica feminista radicalizando a democracia, das Edições SOS Corpo.
O feminismo, enquanto movimento social e forma de pensar o mundo, tem o questionamento da democracia, tal a conhecemos, como um de seus pontos de partida. No entanto, nos últimos anos temos vivido no Brasil e no mundo um contexto de erosão democrática, de ascensão da extrema direita e de precarização da vida. Isso tem colocado para nós um conjunto de contradições e questões: como apontar os limites desta democracia e defender minimamente suas instituições? Como questionar a participação social como vinha sendo feita no país, sem abrir mão dela? Como defender as políticas públicas que materializam direitos, sem reduzir a luta social a elas e garantindo que elas provoquem rupturas nesse sistema patriarcal, racista e capitalista?
É a partir de reflexões como estas que o SOS Corpo lança o livro Crítica feminista radicalizando a democracia, organizado por Natália Cordeiro e com artigos de Carmen Silva, Maria Betânia Ávila, Mércia Alves, Natália Cordeiro e Rivane Arantes. Convidamos todas, todos e todes para junto conosco, pensarmos alternativas para as encruzilhadas nas quais nos encontramos hoje.
![](https://i0.wp.com/soscorpo.org/wp-content/uploads/75-1.png?resize=640%2C640&ssl=1)
Em seguida, Dulcinea Xavier apresenta o show “O Recado da Tradição”, com a participação de Jorge Martins e Felipe Xavier. Dulcinea Xavier é cantora popular diplomada no Conservatório Pernambucano de Música, assistente social e militante feminista desde os anos 1980. Jorge Martins é percussionista e integrante da banda Cascabulho, Felipe Xavier, também diplomado pelo Conservatório Pernambucano de Música, foi discípulo de Naná Vasconcelos. Para conhecer mais da música de Dulcinea Xavier acesse seu canal do youtube.
Maria Pagodinho é fundadora dos grupos Tropical e Revolusamba, uma das mais importantes vozes femininas do samba recifense, começou em 1987 no Pagode do Didi e desde então não saiu mais de lá, sendo hoje a atração principal da maior roda de samba do centro do Recife! Participou do programa de TV “O fino do pagode” com o apresentador Geraldo Silva e do programa “Muvuca do samba” com Valter Farias. A voz mais potente do Pagode do Didi se inspira em Beth Carvalho, Alcione e Leci Brandão e defende o protagonismo feminino no samba.
![](https://i0.wp.com/soscorpo.org/wp-content/uploads/71.png?resize=640%2C640&ssl=1)
Nesse fim do ano, o SOS Corpo recebe, novamente, a Feira das Mulheres Pretas, coletivo de afroempreendedoras criado em 2018, a partir do Encontro Estadual de Mulheres Negras de Pernambuco. Entre os produtos da Feira estão artes gráficas, cosméticos artesanais, jóias de pratas e bijuterias e mais artigos de moda e de luta. Aproveite para comprar aquele presente de natal e fortalecer o trabalho das companheiras!
A entrada para o evento é gratuita e a atividade é aberta para todo mundo! Teremos um lanchinho para quem chegar cedo, então tragam as amizades, a família, os afetos e quem mais você quiser para adiar o fim do mundo com a gente!
Serviço:
Samba para Adiar o Fim do Mundo
13 de dezembro
Das 18h30 às 22h
Na sede do SOS Corpo – Rua Real da Torre, 593, Madalena/Recife.