Nos últimos anos, setores fundamentalistas alcançaram posições de poder e influência nos poderes públicos não só a nível nacional, como também a nível estadual e municipal, por isso o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia promove roda de diálogo sobre os impactos do fundamentalismo no contexto eleitoral. A Ação Cultural acontece no dia 05 de setembro e também contará com a apresentação do Mapa de Argumentos Feministas e com o som de DJ Larika.
O fundamentalismo tem, nos últimos anos, se fortalecido em todo país, se capilarizando e enraizando pelos territórios. Autoridades se declaram “pró-vida” e “pró-família”, existem bancadas parlamentares com essa denominação nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional e estas vêm atuando sistematicamente para derrubar os direitos das mulheres, em especial os direitos sexuais e reprodutivos, os direitos da população negra, da população indígena e da população LGBTQIAP+.
Com as eleições municipais se aproximando, o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia convida a todas, todos e todes para discutir e compartilhar nossos entendemimentos do fundamentalismo hoje, seus impactos no contexto eleitoral e nas nossas vidas. Em mais uma Ação Cultural Feminista, o SOS Corpo, chama todas as pessoas que se interessam em pensar, a partir da construção coletiva, alternativas e aprendizagens rumo à construção de um outro mundo possível, de justiça e igualdade.
Para auxiliar na construção desses caminhos para o enfrentamento ao fundamentalismo no contexto das eleições, o evento contará com uma roda de conversa com as ilustres presenças de Denise Mascarenhas – coordenadora executiva das Católicas pelo Direito de Decidir, Joluzia Batista – articuladora política do CFEMEA, Simony dos Anjos – militante da Rede de Mulheres Negras Evangélicas e Jackson Augusto – coordenador nacional do Movimento Negro Evangélico e militante da Coalização Negra por Direitos e da Articulação Negra de Pernambuco.
E para ninguém se perder nas encruzilhadas da luta, o SOS Corpo lançará o Mapa de Argumentos Feministas, pensado a partir das discussões do evento Diálogos por Justiça Reprodutiva, que aconteceu em julho deste ano. O Mapa é ilustrado pela artista visual e gravurista Luiza Morgado e diagramado pela design Laura Morgado. Para finalizar a noite, DJ Larika acende os corações revolucionários e bota fogo na pista com um set de brasilidades feministas.
SERVIÇO:
Ação Cultural Feminista: Enfrentando o fundamentalismo no contexto das eleições
Dia 05 de setembro de 2024
A partir das 18h30
Com roda de diálogo, lançamento do mapa de argumentos feministas e dj.
Na sede do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia
Rua Real da Torre, nº 593, Madalena – Recife.
Evento gratuito.