Noite das Entendidas celebra o mês da visbilidade lésbica e homenageará Josenita Duda, nossa saudosa companheira, que foi fundamental para o movimento lésbico de Pernambuco. A Ação Cultural acontece no dia 15 de agosto e contará com cinedebate dos filmes “Movimento Lésbico: Como Começou?” e “Ferro’s Bar”, além de um sarau de poesias sáficas.
A Noite das Entendidas, marcada para acontecer no proximo dia 15 de agosto, celebra o mês da Visibilidade Lésbica e será em uma homenagem à saudosa Josenita Duda. A Ação Cultural Feminista começa a partir das 18h30, com pipoca e filme em mais uma Sessão Feminista, e segue com o sarau sáfico Sarrau das Entendidas.
Josenita Duda, a Jô ou Nita de Camaragibe como também era conhecida por suas companheiras, foi uma grande militante do movimento feminista lésbico, co-fundadora da AMHOR – Articulação e Movimento Homossexual de Recife e Região Metropolitana, o primeiro coletivo lésbico de Pernambuco. Jô também foi essencial para o Fórum de Mulheres de Pernambuco, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e o Movimento Negro Unificado, participou do movimento de moradia e da Juventude Operária Católica. Nita nos deixou em 2020, por isso o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia decidiu homenagear sua luta e seu legado, resgatando sua memória nesta Ação Cultural Feminista.
Agosto é conhecido como mês da Visibilidade Lésbica, por conta de duas importantes datas para a luta. O dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica porque nesta data, em 1996, no Rio de Janeiro, aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), onde centenas de mulheres lésbicas se juntaram para dialogar e construir estratégias da luta para garantir e ampliar direitos, fomentar políticas públicas e conscientizar a representação pública das lesbianidades. Já o dia 19 de agosto é conhecido como Dia do Orgulho Lésbico, em homenagem à primeira grande manifestação lésbica, em 1983, na frente do Ferro’s Bar, em São Paulo, onde o Grupo de Ação Lésbica Feminista (GALF) ocupou o bar em protesto após a expulsão de lésbicas que frequentavam o local começarem a se organizar politicamente em torno da causa, distribuindo o jornal Chana Com Chana, com informações sobre a experiência da vida sapatônica.
A intentona lésbica de 1983 será relembrada na Sessão Feminista da Noite das Entendidas com o filme “Ferro’s Bar”, uma direção coletiva de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros. O documentário conta detalhes deste episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro. Para abrilhantar ainda mais a homenagem a Josenita, a Sessão Feminsita contará com a produção do SOS Corpo “Movimento Lésbico, como começou?”, dirigido por Déborah Guaraná e Fran Ribeiro, que conta um pouquinho da história de Jô, a partir da tese de mestrado de Ana Carla Lemos, uma historiografia recente do movimento lésbico em Pernambuco, pesquisando o início do movimento na década de 1970 até o ano de 2006.
O cinedebate contará com a participação do Clube Lesbos Recife, coletivo que tem o objetivo de conectar lésbicas e dar visibilidade para a produção cultural da comunidade LBTQ+. O Clube realiza encontros de leitura e cinema gratuitos, também produzem e indicam publicações que ajudam na preservação do conhecimento sobre a cultura lésbica. O objetivo do Clube Lesbos é conectar e fortalecer mulheres (cis e transgênero) lésbicas e bissexuais ao redor do país.
O SaRRau das Entendidas fecha a noite com muita poesia! Para o sarau foram convidadas as poetisas sáficas Cris Nascimento, Odailta Alves, Olga Pinheiro, Patrícia Naia e Vanessa Serena. Nada melhor que versos, sarradas, safadezas e muita luta política para celebrar a luta e o legado de nossa saudosa Jô de Camaragibe!
SERVIÇO:
Ação Cultural Feminista: Noite das Entendidas
Dia 15 de agosto de 2024
A partir das 18h30
Com cine debate e sarau de poesia
Na sede do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia
Rua Real da Torre, nº 593, Madalena – Recife.
Evento gratuito.