Solidariedade feminista ao Rio Grande do Sul

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais têm atuado intensamente diante do contexto de calamidade pública que vive o Rio Grande do Sul, diante das enchentes e alagamentos consequentes das fortes chuvas que atingiram o estado no final do mês de abril. São mais de 2 milhões de pessoas atingidas, mais de 140 mortes e cidades inteiras ainda embaixo d’água. 

(Foto: Reuters/Diego Vara)

Nós do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia nos solidarizamos com a população gaúcha que tem sido impactada nos últimos dois anos pelas consequências das mudanças climáticas e que se agaravaram com a inoperância do governo local em aplicar políticas públicas e planejamento de ações de prevenção que mitiguem situações como estamos presenciando agora. Nos somamos em repúdio a esta inação por parte do governo do PSDB e destacamos aqui iniciativas dos movimentos sociais locais e nacionais que têm se articulado para apoiar o povo gaúcho diante dessa crise. 

Diante da catástrofe, muitos pedidos de doação foram feitos, mas é preciso se atentar para evitar fraudes. Mesmo diante da situação de calamidade, além de muita fake news, temos presenciado também número de pix falsos, o que dificulta para que a ajuda chegue a quem realmente precisa. Com o objetivo de

Pelo contexto da crise, medidas para enfrentamento da emergência climática estão sendo recomendadas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos em diálogo com o Conselho de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. São medidas gerais que orientam organizações da sociedade civil, instituições públicas e sociedade em geral que garantam acesso aos direitos básicos, a moradia, proteção de crianças e adolescentes, de segurança alimentar e outras ações. Para ler o documento completo, clique aqui.

Abaixo indicamos alguns movimentos que tem recebido doações: 

Cooperativas de Recicladores

> Associação Nacional dos Catadores (Ancat), MNCR e União Nacional de Catadores e Catadoras de Material Reciclável (Unicatadores) na chave Pix: solidariedadecatadores.rs@ancat.org.br.

Pequenos Agricultores

> Missão Sementes de Solidariedade –  Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA) via PIX para a conta da Cáritas Brasileira, a chave é: CNPJ 33654419/0010-07

Cozinhas solidárias 

> Organizadas por MAB e MTST doações via PIX para o CNPJ 733164570001-83

> MST é o CNPJ do Instituto Brasileiro de Solidariedade: 09352141000148.

> Levante Popular da Juventude chaves: PIX 04.674.671/0001-99 (CNPJ) e 51999726020 (celular)

Indígenas

CIMI e APIB – Conta Corrente 128891-1, Agência 0321-2 (Banco do Brasil) ou diretamente pela chave PIX: código 566601e8-72b1-4258-a354-aa9a510445d1.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Audiência Pública sobre a Renda Básica

qui maio 16 , 2024
No dia 06 de maio de 2024 aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife, a Audiência Pública para discutir a Renda Básica no estado.