Trabalho e Cuidado são tema de cinema e debate na Ação Cultural Feminista do SOS Corpo

📣 Nesta quinta-feira, 16 de maio, a partir das 18h30, na sede do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, acontece mais uma atividade da Ação Cultural Feminista. Assim como em março, vamos ter Sessão Feminista, que nessa segunda edição apresenta o filme Dupla Jornada (1988), produção do Instituto e que foi recém digitalizado de nosso acervo.

🗣 Após a exibição do documentário, vamos contar com as presenças de Maria Betânia Ávila e Rivane Arantes, ambas pesquisadoras e educadoras do SOS Corpo, que vão apresentar suas perspectivas analíticas sobre o tema. Betânia vai trazer uma de suas elaborações, a jornada de trabalho intermitente, conceito que ela alcunhou em sua pesquisa de doutoramento e publicado no livro O tempo do trabalho das empregadas domésticas. Já Rivane Arantes, que lançou recentemente o livro Trabalhadoras Domésticas: Conflito na Luta por Direitos, vai apresentar reflexões em torno de sua pesquisa e as tensões entre trabalho doméstico e trabalho de cuidados. Haverá distribuição de alguns exemplares dessa publicação após o debate.

Sobre o filme:

🎥 Dupla Jornada (1988) – Dir. Angela Freitas. Uma realização SOS Corpo, CEAS e TV Viva.
O documentário conta sobre o encontro que aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, em 1988, entre mulheres trabalhadoras da cana de açúcar, artesãs e outras trabalhadoras e que discutiu a dupla jornada de trabalho das mulheres.

🎞 O cine-debate acontecerá às 18h30 em nossa sede, que fica na Rua Real da Torre, n. 593, quase em frente ao Mercado da Madalena.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Solidariedade feminista ao Rio Grande do Sul

qua maio 15 , 2024
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais têm atuado intensamente diante do contexto de calamidade pública que vive o Rio Grande do Sul, diante das enchentes e alagamentos consequentes das fortes chuvas que atingiram o estado no final do mês de abril. Clique para saber quais organizações estão recebendo doações.