[INSCRIÇÕES ABERTAS] Fontes e Veredas – Fazer Política, Fazer Direitos

Estão abertas as inscrições para o curso Fontes e Veredas sobre participação política das mulheres. O primeiro curso dessa modalidade oferecido pelo Instituto em 2024 tem como título Fazer Política, Fazer Direitos e será coordenado pela educadora do SOS Corpo, Carmen Silva. 

Na tradição conservadora brasileira, política é coisa de gente graúda. O poder é dos homens, brancos, proprietários e que se afirmam heterossexuais. Nós, feministas, dizemos o contrário: política é para todo mundo! 

Neste curso vamos estudar o sistema político brasileiro, debater várias expressões da política feminista, entender a perspectiva da extrema direita fascista e os desafios a enfrentar neste ano eleitoral. 

O Fontes e Veredas é uma atividade educativa em que nós do SOS Corpo compartilhamos nossas referências e percursos, promovendo diálogos. As inscrições serão realizadas mediante preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui para se inscrever) e ficarão abertas no período de 05 a 11 de abril. As selecionadas serão contatadas por mensagem no whatsapp no dia 12 de abril. O curso será realizado na cidade de Recife em local a ser divulgado para as selecionadas. 

SUBTEMAS QUE SERÃO TRABALHADOS:

Sistema político brasileiro – a partir da crítica feminista e da elaboração coletiva construída na Plataforma dos Movimentos Sociais por um Outro Sistema Político. Para mais informações sobre o tema, acesse: www.reformapolitica.org.br.

🌱 Fascismo como perspectiva da extrema direita brasileira – vamos abordar elementos caracterizadores do fascismo e como ele tem se expressado na experiência recente do Brasil com destaque para o bolsonarismo, mas situá-lo em relação à realidade política mundial.

🌱 Expressões da política feminista – vamos discutir diferentes formas de fazer política no feminismo com ênfase nas estratégias de lutas movimentalistas e diferentes caminhos para enfrentar a sub-representação das mulheres, pessoas negras, povos indígenas, juventudes e outros segmentos sub-representados no parlamento brasileiro.

🌱 Desafios a enfrentar neste ano eleitoral – que desafios a conjuntura eleitoral de 2024 impõe ao feminismo e ao campo de esquerda como um todo considerando a tradição política brasileira e a situação imposta pela conjuntura.

METODOLOGIA

O curso terá 7 horas de duração e é necessária a participação integral. Ele será ministrado com aulas expositivas, exercícios didáticos e debates teórico-políticos. É interessante que as participantes leiam, de maneira prévia, este texto de subsídio. Contudo, a não leitura não é impeditivo da participação. Ele também pode ser lido aqui >>> Participação social: Dilemas da Retomada.

SOBRE:

Fazer Política, Fazer Direitos – Dias 19 e 20 de abril de 2024.

Dia 19 – das 18h às 21h

Dia 20 – das 14h às 18h

Carga horária: 7 horas. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Inscrições: de 05/04 a 11/04/2024
Divulgação das selecionadas: 12/04/2024

ATENÇÃO: Não esqueça de informar um número de telefone válido que tenha whatsapp.

SUBSÍDIO:

Este curso tem o apoio das agências Pão Para o Mundo e OAK Foundation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Como seria a sociedade se o cuidado estivesse no centro da economia e da vida social?

qua abr 10 , 2024
No Curso Nacional Espiral Feminista “O mundo do trabalho e a vida das mulheres”, realizado pelo SOS Corpo entre os dia 21 e 23 de março, debateu entre outros assuntos, a perspectiva do cuidado em diferentes dimensões da vida cotidiana.