Nota de repúdio: Mais um caso de Violência Doméstica em Pernambuco

Sabe de uma coisa? Em pleno 2023 o feminismo nem deveria existir. Contudo é mais que necessário existir. As mulheres não deviam ter que precisar resistir tanto assim. Mas contra dados, não há argumentos.

Pois em Pernambuco são 245.713 casos. 245.713 vítimas. 245.713 mulheres. E esse é o número de mulheres vítimas de agressões em contexto de violência doméstica no Estado no último ano. Vítimas quase fatais, mas ainda não fatais, vidas que podem ser salvas, e exigimos que sejam.

Diante do aumento de 2,9% de casos no Estado, mais uma vítima, quase fatal, na sexta-feira passada (08/12/2023) no Cabo de Santo Agostinho. Uma camareira de 36 anos que em meio a uma discussão com o “companheiro” – agressor, teve fios de energia ligados ao seu corpo lhe causando diversos choques, e foi empurrada para que caísse de uma escada de três metros. O agressor? Preso em flagrante teve concedida liberdade provisória, sob o argumento do Juiz da 3ª Vara do Júri da Capital de que “Não há nos autos nenhum elemento que indique ser a pessoa autuada um risco à garantia da ordem pública acaso seja solta, O QUE SE REVELA PELA PRÓPRIA DINÂMICA DO DELITO, QUE ENVOLVE RELAÇÃO DOMÉSTICA”.

Ora, caro Magistrado, significa dizer que delitos de violência doméstica não resultam na morte das vítimas, e não demonstram perigo para a sociedade? Mais uma vez temos nosso espaço negado nessa sociedade. Realmente, no mundo dos homens, nós mulheres não temos lugar, o que fica demonstrado todas as vezes que vitimizam mais uma de nós e o poder público se mostra conivente.

Nós, mulheres organizadas da sociedade civil, que formamos a Campanha Levante Feminista em Pernambuco (somos 53 organizações, coletivos e movimentos feministas) , articulada à Campanha Levante Feminista Nacional, exigimos respostas urgentes e efetivas à primeira mulher governadora de Pernambuco. É inadmissível seu silêncio em meio a tantas mortes.

Por isso te convidamos: Resistamos, e levante-se à feminista que há em você! Por mim, por elas, e por todas nós.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dias melhores serão construídos na ação de todes nós!

qui dez 21 , 2023
Informamos que a partir dessa quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, estamos entrando de recesso. A partir do dia 02 de janeiro estaremos em período de férias coletivas. Nossas atividades presenciais e abertas ao público serão retomadas no dia 15 de janeiro de 2024.