O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia apresenta uma nova edição do curso Fontes e Veredas, desta vez com o tema Mulheres e Direito à Cidade: Uma reflexão Feminista sobre a vida urbana, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, das 18h às 21h, na sede do SOS Corpo.
Diferentemente dos outros cursos, o público participante desta edição do Fontes e Veredas foi selecionado a partir de convites destinados aos movimentos sociais parceiros do Instituto, não tendo sido aberta uma inscrição pública para participação na atividade.
O objetivo deste Fontes e Veredas é promover reflexões e compartilhamentos sobre a experiências das mulheres na vivência interseccional de classe, raça e gênero na cidade à luz do feminismo antirracista. Mércia Alves é a educadora responsável pela metodologia e facilitação do tema.
🏭 As cidades estão marcadas, grafadas, na sua constituição física (material – prédios, comércio e serviços) e simbólica (imaterial – símbolos, monumentos) por uma estrutura assentada na lógica capitalista, patriarcal e racista, geradoras de processos de dominação, exploração e subjugação que apresentam inúmeras interdições à vida das mulheres nessa dinâmica diária, neste ir e vir, para dar conta das demandas postas pelo mundo. Seja no trabalho, na vida reprodutiva e de cuidado de si e da família, para o lazer e vida política, sendo em inúmeras situações, sujeitas às violências sexistas e raciais.
✊🏾 Que leituras, aportes e contribuições a perspectiva feminista antirracista apresenta para analisar a vida urbana a partir das condições e vivências das mulheres? O direito à cidade se efetiva nesta experiência de corpos femininos racializados nos territórios? São essas provocações que serão o fio para coletivamente pensarmos sobre Mulheres e Direito à cidade em diálogo com as contribuições feministas antirracistas.
Os cursos do Programa de Formação Anual do SOS Corpo são apoiados pelas agências Heinrich Böll Stiftung, Pão Para o Mundo e Open Society.
#FontesEVeredas
#ProgramadeFormaçãoAnual
#SOSCorpo