Curso Fontes e Veredas Violência Contra as Mulheres: estamos enfrentando?

A luta pelo fim da violência contra as mulheres foi uma das principais bandeiras do feminismo nos anos 1970 no Brasil. Durante a redemocratização do país essa pauta foi sendo incorporada aos poucos na agenda pública, com esse processo se consolidando ao longo dos anos 2000. Neste período, além da incorporação de feministas no aparato estatal, foram criados organismos de políticas para mulheres nos níveis federal, estadual e municipal e foram implementadas políticas públicas neste âmbito. 

Essa trajetória foi interrompida pelo golpe de 2016 e pela ofensiva conservadora e autoritária que o sucedeu. Em paralelo a isso, os movimentos feministas foram ampliando suas bandeiras de luta, apontando novas contradições, desigualdades e reivindicando a presença de outros sujeitos na esfera pública. Tais movimentos também precisaram estar nas ruas resistindo aos constantes ataques aos direitos das mulheres, da população negra, da população LGBTQIA+, da classe trabalhadora… 

Hoje, embora a pauta da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres esteja amplamente difundida socialmente, os números seguem altíssimos e revelam uma realidade ainda mais alarmante: a realidade melhorou para as mulheres brancas e piorou para as mulheres negras; o Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. O que há por trás desses dados? Qual o papel das políticas públicas nesse contexto? Qual a responsabilidade dos movimentos feministas nesse cenário? 

Essas são as questões que o curso gratuito Fontes e Veredas “Violência contra as Mulheres: Estamos enfrentando?” tem objetivo de levantar para debater coletivamente. O curso será realizado na sede do SOS Corpo, nos dias 14 e 15 de junho, à noite, das 18h às 21h. O curso será ministrado pela cientista política e educadora do SOS Corpo, Natália Cordeiro. A partir das fontes acumuladas por ela e pelo Instituto, pretendemos discutir a violência contra as mulheres, implementação de políticas públicas, desigualdades sociais, interseccionalidade e movimento feminista e, assim, pensar coletivamente as veredas que nos levem a um mundo onde viver sem violência seja um direito para todas as mulheres. 

Natália apresentou uma introdução sobre as reflexões no debate público realizado no SOS Corpo na ocasião do 8 de março, cuja contribuição contou com ampla divulgação nas redes do Instituto. Agora, a companheira prepara duas noites de contribuição teórica e debate político. São 40 vagas destinadas exclusivamente para mulheres e preferencialmente para mulheres que militam na causa do enfrentamento à violência, trabalham nos serviços de acolhimento ou que estão sendo atendidas por esses serviços. O curso é gratuito e, na ocasião, os últimos livros lançados pelo SOS Corpo estarão disponíveis para distribuição mediante contribuições voluntárias. 

As inscrições serão acolhidas até o dia 28 deste mês e a seleção será divulgada no dia 2 de junho, unicamente no email registrado no formulário. Fiquem atentas e vamos juntas! 

Curso Fontes e Veredas 
Violência Contra as Mulheres: estamos enfrentando?

Educadora Natália Cordeiro
Limitação: 40 vagas gratuitas
Dias 14 e 15 de junho, das 18h às 21h
Realizado na sede do SOS Corpo
Endereço: Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife-PE

Inscreva-se aqui:

https://forms.gle/rvfSndWoHkddLWkY8

Conheça o material divulgado com nossa análise sobre a luta pelo fim da violência contra as mulheres:

Natália Cordeiro apresenta questões importantes sobre a luta:

A violência contra as mulheres é estrutural
O patriarcado se alimenta da violência contra as mulheres
O papel do feminismo é radicalizar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

[Vídeo] "Somos a maré negra feminista!"

qui maio 18 , 2023
Ao mesmo tempo que os elementos da conjuntura colocados pelas palestrantes se mostraram desafiadores a nível global, elas expuseram a potência do feminismo e o medo que os inimigos tem de nós!