Pesquisadora do SOS Corpo participa de aula inaugural do Curso de Formação Política Feminista do Bancários/PE

Promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o curso é direcionado às mulheres dirigentes da entidade terá a Aula Inaugural aberta ao público, no dia 13 de março, às 19h, na sede do Sindicato, em Recife.

Por Comunicação, Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Neste mês de março, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Formação, inicia o Projeto de Formação Política Feminista. O curso direcionado às mulheres dirigentes da entidade terá a Aula Inaugural aberta ao público, no dia 13 de março, às 19h, na sede do Sindicato. Na ocasião, a socióloga, pesquisadora do SOS Corpo e ativista feminista, Betânia Ávila, apresentará a palestra “As Mulheres no Mundo do Trabalho”.

A desigualdade das mulheres no mundo do trabalho será abordada a partir de uma análise crítica, ancorada na divisão sexual do trabalho e sua interligação com a divisão racial e a divisão de classe. Em uma perspectiva histórica e feminista serão tratadas as contradições e os antagonismos nas relações de trabalho.

“Convidamos todas as bancárias e integrantes dos movimentos sociais e feministas para essa grande aula inaugural do nosso curso. Atualmente, as mulheres representam 49% dos cerca de 450 mil empregados do segmento bancário brasileiro. Em Pernambuco, em pesquisa por amostragem em janeiro/fevereiro de 2021, a categoria bancária era composta por 59% de homens e 41% mulheres. Então, vamos realizar esta formação para as dirigentes, com foco no empoderamento das mulheres bancárias e fortalecimento das lutas da categoria”, explica a secretária da mulher do Sindicato, Alzira Cavalcanti.

O projeto recebe assessoria pedagógica da educadora popular e ativista feminista, Joana Santos. “Vamos trabalhar a partir da perspectiva feminista, com o objetivo de qualificar e ampliar a participação das bancárias nas diversas dimensões da vida e da sua atuação sindical, fortalecendo a atuação do Sindicato junto à base”, afirma Joana Santos.

Entre os temas que serão debatido ao longo dos doze meses de formação com as dirigentes bancárias destacam-se: Feminismo e sua diversidade do ser mulher no mundo, linha do tempo do Feminismo, enfrentamento sobre violência contra as mulheres e feminicídio, troca de experiências de sindicalistas e outros movimentos sociais de mulheres, racismo como elemento estruturador de desigualdades e preconceitos e formas de lutas e resistências de enfrentamento.

“Estamos investindo na formação política como ferramenta de transformação social. A metodologia terá como referência de análises, fontes teóricas e metodológicas da educação popular e da pedagogia feminista, levando em conta os espaços de construção coletiva do conhecimento, através da escuta e das experiências das bancárias no lugar de trabalho e as diversas dimensões da realidade cotidiana”, conclui a secretária de Formação, Georgina Ramo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Feminismos: à esquerda e adiante!

qua mar 8 , 2023
Em 2022 reunimos, juntamente com a Fundação Friedrich Ebert-Brasil, militantes feministas de diferentes partes e movimentos organizados no Brasil, para […]