Carta da Sociedade Civil Pedindo a Retirada do Brasil da Declaração de Consenso de Genebra

São Paulo, 23 de novembro de 2022.

Ao Exmo. Vice-Presidente eleito e Coordenador da Equipe de Transição do Governo Sr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Aos/às integrantes dos Grupos Técnicos do Gabinete de Transição em Relações Exteriores,
Direitos Humanos, Mulheres, Educação, Saúde e Igualdade Racial

Ref.: Retirada do Brasil da Declaração de Consenso de Genebra.

Prezados(as),

As organizações que assinam o presente documento vêm, respeitosamente, solicitar ao governo eleito que retire a adesão do Brasil da “Declaração de Consenso de Genebra”, para retomar os compromissos internacionais do Estado brasileiro com a igualdade de gênero e os direitos sexuais e reprodutivos. Criada em 2020, a Declaração representa uma aliança internacional que defende um conceito restritivo de família, restringe os direitos reprodutivos, sendo contrária ao direito ao aborto, inclusive nos casos legais.

É composta somente por 36 países, dentre eles Estados ultraconservadores reconhecidos por violarem os direitos das mulheres e da população LGBTI. Os Estados Unidos da América, à época governados pelo ex-presidente Donald Trump, e o Brasil, governado por Jair Bolsonaro, lideraram essa iniciativa. Embora não tenha a força de tratados internacionais, a Declaração mancha a trajetória da política externa brasileira em matéria de direitos humanos. Com base nela, o governo Bolsonaro legitimou uma postura voltada a restringir menções a direitos sexuais e reprodutivos em documentos discutidos em fóruns multilaterais, marcando o desalinhamento do Brasil com compromissos históricos assumidos pelo Estado brasileiro de
proteção e promoção desses direitos.

Em 2019, o Brasil se absteve na votação de trechos de uma resolução debatida no Conselho Econômico e Social da ONU que visava garantir saúde sexual e reprodutiva a pessoas afetadas por crises humanitárias1. Já em 2020, o governo brasileiro novamente se absteve em votação de normativa sobre discriminação de gênero no Conselho de Direitos Humanos da ONU, exigindo a retirada de informações do texto, mais especificamente no trecho sobre acesso a métodos contraceptivos2.

Essa postura lamentável se repetiu em 2021, quando o governo se recusou a participar de uma Declaração elaborada no âmbito do Conselho no Dia Internacional da Mulher, que apelava aos Estados para incluírem serviços de saúde sexual e reprodutiva nos planos de enfrentamento à pandemia3; e em 2022, quando novamente o governo tentou vetar outra resolução do Conselho com disposições no mesmo sentido4.

Como última cartada, atropelando o processo de transição política, durante a Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU realizada na semana passada, o governo rejeitou 10 recomendações feitas por outros países em matéria de direitos sexuais, reprodutivos e gênero.

Internamente, a política externa brasileira também surtiu efeitos deletérios, com destaque para os ataques ao direito de interrupção da gravidez nas situações previstas em Lei. Em 2020, em um episódio deplorável, houve denúncias de que a ex-Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos à época, Damares Alves, teria atuado para impedir o aborto legal de uma menina de 11 anos, estuprada por seu próprio tio. Devido ao vazamento de dados da menina, inclusive sobre a sua localização, ela e sua família foram hostilizadas e ameaçadas, estando hoje sob tutela do programa de proteção à testemunha5.

Em seguida, o Ministério da Saúde editou uma Portaria que determinava a obrigação de que médicos(as) e profissionais da saúde notificassem à polícia quando da procura do serviço de aborto legal, mudando o foco da proteção e assistência para a criminalização e repressão. Além disso, a Portaria previa que médicos(as) informassem à pessoa interessada sobre a possibilidade de visualização do feto ou embrião por meio de ultrassonografia6. Pressionado pela discussão da ADPF 737 pelo Supremo Tribunal Federal,
que contesta tais medidas, o Ministério da Saúde publicou uma nova Portaria, ainda em vigência, modificando alguns pontos, mas mantendo dispositivos ilegais que constrangem vítimas de violência sexual7.

A postura internacional do Brasil nos últimos quatro anos, cuja posição se consolidou em ativa participação no Consenso de Genebra, vai na contramão da história diplomática do país na defesa da igualdade de gênero e dos direitos sexuais e reprodutivos. Desde a década de 1990, o Estado brasileiro tem se comprometido, em espaços multilaterais, com normas que recomendam a prevenção de abortos inseguros, a revisão das leis punitivas e o pleno respeito pelo direito das mulheres à autonomia sexual e reprodutiva. São exemplos a participação do Brasil nos programas de ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (Cairo, 1994), a IV Conferência Mundial de Mulheres (Pequim, 1995) e o Consenso de Montevidéu (Cepal, 2013). O governo eleito tem o papel fundamental de retomar a coerência das políticas externas do país, com relação a essas matérias.

A saída do Brasil do Consenso de Genebra representa também o compromisso do país em romper com a reprodução de violências raciais, pois registra-se, nos últimos 4 anos, inúmeras violações de direitos da população negra e indígena, inclusive no tocante ao direito à saúde reprodutiva e sexual.

As violências institucionais produzidas pelas más condições de atendimento à saúde incidem, mais severamente, na vida de mulheres e meninas negras e indígenas, em particular no campo da atenção à saúde e dos direitos reprodutivos. Neste cenário de desigualdades, é fundamental o compromisso ético e político do Estado brasileiro com o desenvolvimento de políticas de cuidado livres de coerções, discriminações e violências de qualquer ordem.

No que diz respeito à família, como sublinha a filósofa Sueli Carneiro8, historicamente, as mulheres negras foram responsáveis por prover e cuidar de suas sobrevivências e de suas famílias. Contudo, por efeito do racismo que estigmatiza as famílias negras no contexto brasileiro, essas mulheres não são atendidas por políticas de atenção e cuidado. Este é o modelo de família brasileira que deve ser priorizado pelos compromissos do Estado brasileiro na promoção de direitos humanos.

No primeiro mês de seu mandato, o presidente estadunidense Joe Biden saiu oficialmente do Consenso de Genebra, seguido, em 2022, por Gustavo Petro, presidente da Colômbia. Em comunicado oficial de retirada do país da aliança, o Ministério de Relações Exteriores registrou que “o governo da Colômbia reconhece, respeita e protege os direitos sexuais e reprodutivos e a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e meninas” indicando ainda que o governo “tem em conta que em diferentes sistemas culturais, sociais e políticos existem diversas formas de família”9.

Importante frisar que com a saída dos Estados Unidos da América do acordo, o Brasil se tornou sua principal liderança, mantendo inclusive a secretaria de articulação do Consenso sob responsabilidade do governo de Jair Bolsonaro. O anúncio da saída do país dessa aliança ultraconservadora significaria a recuperação da posição de respeito do Brasil no cenário internacional. Abandonar o Consenso indicaria a
retomada da condução da nossa política externa com base em princípios e normas internacionais. Para a comunidade mundial, a permanência brasileira pode sinalizar negativamente a quebra de compromissos assumidos desde os anos 1990.

Portanto, a saída do Brasil dessa articulação com governos ultraconservadores é uma medida urgente no sentido de conter os efeitos negativos dos ataques da extrema direita global às políticas de igualdade de gênero e vai fortalecer o compromisso internacional do país com os direitos das meninas, mulheres e da população LGBTI, pavimentando a retomada da histórica liderança brasileira na promoção de agendas multilaterais de direitos humanos.

Assim, as organizações sociais, abaixo subscritas, vêm solicitar ao governo eleito que retire a assinatura do Brasil do Consenso de Genebra.

Agradecemos vossa consideração e esperamos trabalhar conjuntamente por um Brasil que respeite e garanta os direitos humanos.

Subscrevem:

  1. ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,
    Transexuais e Intersexos
  2. Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva
  3. Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação
  4. AJD – Associação Juízes para a Democracia
  5. Anis – Instituto de Bioética
  6. ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação
  7. ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia
  8. ANPUH-BRASIL – Associação Nacional de História
  9. ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais
  10. Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB
  11. Articulação para o monitoramento dos DH no Brasil
  12. ARTIGO 19 Brasil e América do Sul
  13. Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
  14. Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)
  15. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)
  16. Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)
  17. Associação Brasileira de ONGs (ABONG)
  18. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de
    Relações Públicas – Abrapcorp
  19. Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN
  20. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
  21. Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI)
  22. Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT
  23. Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP)
  24. Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
  25. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA)
  26. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
  27. Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF)
  28. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
  29. Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e
    Regional (ANPUR)
  30. Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPOS)
  31. Bloco A
  32. Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  33. Campanha Nem Presa Nem Morta
  34. Casa Sueli Carneiro
  35. Católicas pelo Direito de Decidir
  36. Central Única dos Trabalhadores – CUT
  37. Centro de Cultura Luiz Freire
    4
  38. CENDHEC – Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social
  39. Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Unilab – CIEG DANDARA
  40. CEPIA – Cidadania Estudo Pesquisa Informação Ação
  41. CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria
  42. Cidade Escola Aprendiz
  43. CLAM – Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos – UERJ
  44. Clínica Cravinas – Prática Jurídica em Direitos Humanos e Direitos Sexuais e
    Reprodutivos da Universidade de Brasília
  45. Coalizão Negra por Direitos
  46. Coletivo 4D
  47. Coletivo Adelaides – Feminismos e Saúde
  48. Coletivo Feminista Peitamos
  49. Coletivo Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio do Piauí
  50. Coletivo Popular de Advocacia Piauiense
  51. Comitê Latino Americano e do Caribe pelos Direitos da Mulher (CLADEM Brasil)
  52. Conectas Direitos Humanos
  53. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE
  54. CRIOLA
  55. Grupo Curumim – Gestação e Parto
  56. FMNDF – Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal
  57. Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto
  58. Fórum das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
    (FCHSSALLA)
  59. GELEDÈS – Instituto da Mulher Negra
  60. GEPSID – Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras
    da UERJ
  61. GREFAC – Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea (UFRJ e UERJ)
  62. Grupo Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performance nas
    Comunicações e nas Artes (AlterGen)
  63. Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória do Instituto de
    Estudos Avançados (IEA-USP)
  64. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
  65. Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
  66. Instituto Alziras
  67. Instituto de Estudos de Gênero (IEG)
  68. Instituto de Referência Negra Peregum
  69. Instituto Marielle Franco
  70. IROHIN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro Brasileira
  71. ISER – Instituto de Estudos da Religião
  72. Justiça Global
  73. LabGen – Laboratório de Estudos de Gênero e Interseccionalidade da UFF
  74. Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (UFRJ)
  75. LABUTA – UFRRJ
  76. Marcha Mundial de Mulheres
  77. Neseg – Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero da UFRJ
  78. NIMMIN – Núcleo Interdisciplinar Mulheres, Movimentos, Instituições e
    Normatividades da UERJ
    5
  79. Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ da Universidade Federal de Minas
    Gerais
  80. Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) da UFPR
  81. Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (Nigs)
  82. Nuderg – Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de
    Gênero da UERJ
  83. NuSex – Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade da UFRJ
  84. Observatório da Educação Ambiental Brasileira Rede OBSERVARE
  85. Observatório de Sexualidade e Política (SPW)
  86. Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil
  87. Portal Catarinas
  88. Projeto Diversidade na ECA
  89. REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano
  90. Rede de Mulheres Negras de Pernambuco
  91. Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras
  92. Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos
    nas Ciências Sociais (REDEGEN)
  93. Rede Médica pelo Direito de Decidir
  94. Rede Não Cala USP
  95. RFS – Rede Feminista de Saúde
  96. SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
  97. SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia
  98. Ser-Tão – Núcleo de Ensino, extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade da
    Universidade Federal de Goiás
  99. Sempreviva Organização Feminista – SOF
  100. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
  101. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC
  102. Sociedade Brasileira de Sociologia
  103. SOS Corpo
  104. Terra de Direitos
  105. Uneafro Brasil


1 https://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/06/26/brasil-se-abstem-em-voto-sobre-saude-sexual-e
-reprodutiva-na-onu/

2 https://www.conectas.org/noticias/na-onu-brasil-se-abstem-sobre-propostas-de-retrocessos-a-direito
s-das-mulheres/#:~:text=Na%20manh%C3%A3%20desta%20sexta%2Dfeira,R%C3%BAssia%2C%2
0Egito%20e%20Ar%C3%A1bia%20Saudita.

3 https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/03/08/brasil-nao-adere-a-ato-de-60-democracias
-na-onu-pela-defesa-das-mulheres.htm

4 https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/06/22/contra-aborto-brasil-veta-direitos-reprodutivos-e-sexuais-em-texto-da-onu.htm

5 https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/ministra-damares-alves-agiu-para-impedir-aborto-de
-crianca-de-10-anos.shtml

6 https://www.conectas.org/noticias/centenas-de-entidades-repudiam-portaria-que-cria-barreiras-paraaborto-legal-em-caso-de-estupro/

7 http://cepia.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Segunda_Nota-de-rep%C3%BAdio-aa-Nova-Portariado-MS_def1.pdf

8 CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

9 https://static.poder360.com.br/2022/08/nota-relac%CC%A7o%CC%83es-exteriores-colombia-22ago
2022.pdf



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nenhuma menina ou mulher deve morrer por ter feito um aborto!

sex nov 25 , 2022
Uma menina do interior do Maranhão morreu na última segunda-feira, 23 de novembro, após a ingestão de um chá de ervas para interrupção de uma gravidez oriunda do estupro e sua mãe foi presa. Se o aborto fosse legalizado no Brasil e se os direitos humanos das mulheres fossem encarados como inalienáveis pela sociedade brasileira, por seus políticos e gestores, certamente conseguiríamos proteger a vida de tantas meninas que já se foram, assim como de muitas que ainda virão.