Documentário sobre Lenira de Carvalho integra programação do Rec’N’Play

No próximo dia 16 de novembro, o SOS Corpo participa do debate após a exibição do curta “Digo às companheiras que aqui estão”, que integra a programação do CineDelas, dentro da programação do Festival Rec’N’Play. Uma das idealizadoras do projeto, a socióloga e educadora do SOS Corpo é uma das convidadas para este momento.

O documentário, produzido pelo SOS Corpo e Parabelo Filmes, e que teve sua estreia em agosto desse ano, “Digo às companheiras que aqui estão”, mostra como a história de Lenira de Carvalho se confunde com a história da luta das trabalhadoras domésticas em busca de autoorganização e de direitos para a categoria. O filme conta um pouco da trajetória de Lenira Carvalho a partir dos seus relatos em entrevistas e imagens de arquivo.

Saiba mais sobre o CineDelas:

CineDelas é o cineclube organizado pela Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, em parceria com o Coletivo Mulheres no Audiovisual de Pernambuco (MAPE) e Diretório Acadêmico de Cinema da UFPE, que acontece mensalmente no Cine Teatro Joana Batista do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Miguel Arraes. Tem a proposta de formar público através da reflexão lúdica sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres por meio de curtas-metragens nacionais, especialmente pernambucanos, e dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, que suscitam esses temas.

Realizaremos uma sessão gratuita do CineDelas em outro espaço, dentro da programação do Festival Rec´n´Play, buscando promover o acesso da população, especialmente de 40 pessoas, às informações sobre os direitos das mulheres de forma lúdica, educativa e crítica através da linguagem artística do audiovisual. A sessão será aberta para todos os públicos, inclusive os homens, mas é necessário se inscrever no festival. Para se inscrever, acesse: https://recnplay.pe

A atividade especial é composta por três curtas-metragens que dialogam com o tema “Protagonismo Delas”. São eles: Eu sou raiz (Dir.: Cíntia Lima e Lílian de Alcântara), Vivi Lobo e o quarto mágico (Dir.: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo) e Digo às companheiras que aqui estão (Dir.: Sophia Branco e Luis Henrique Leal). Após a exibição dos filmes haverá bate-papo com a participação de Carmen Silva, educadora do SOS Corpo.

A atividade acontecerá no dia 16 de novembro, a partir das 16h45, com entrada gratuita, no auditório da unidade Recife Antigo do Movimento Pró-Criança.

O Movimento Pró-Criança fica localizado na Rua Vigário Tenório, nº 135, bairro do Recife/PE.

Sobre os filmes:

Eu sou raiz (PE)
Direção: Cíntia Lima e Lílian de Alcântara
Doc, 07min, 2021

Mestra Mariinha é líder quilombola e há mais de 40 anos luta à beira do rio São Francisco para preservar a cultura e a natureza do seu território. Ela se dedica aos saberes das ervas medicinais, é benzedeira e Mestra do Reisado do Quilombo da Mata de São José.

Vivi Lobo e o Quarto Mágico (PR)
Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
Ani, 13min, 2019

Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

Digo às companheiras que aqui estão (PE)
Direção: Sophia Branco e Luis Henrique Leal
Produção da SOS Corpo e Parabelo Filmes
Doc, 35min, 2022

O documentário, conta um pouco da trajetória da liderança popular Lenira Carvalho, a partir dos seus relatos em entrevistas e imagens de arquivo. É sobretudo um filme sobre a luta feminista popular brasileira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

SOS Corpo abre chamada para Apoio a Projetos de Coletivos de Mulheres de Pernambuco

qua nov 23 , 2022
Com período de inscrições de 24 de novembro a 16 de dezembro de 2022, a iniciativa é uma parceria do SOS Corpo com a Fundação Open Society e pretende apoiar grupos e coletivos de mulheres populares, negras, indígenas, quilombolas, jovens, LBT’s e de mulheres com deficiência do estado.