Curso Nacional do SOS Corpo traz para o centro do debate os desafios para a democracia na atual conjuntura

Entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro, o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia realiza a segunda edição do Curso Nacional Espiral Feminista, depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia da covid-19. 

O Espiral é um curso teórico-político nacional, voltado para mulheres engajadas em movimentos sociais e feministas. Na edição anterior, realizado em 2019, o curso teve a participação de 70 mulheres de todo o Brasil para um debate intenso sobre os desafios que o movimento feminista no enfrentamento aos sistemas patriarcal, racista e capitalista. 

No curso deste ano, o tema “Feminismo, democracia e desafios do contexto atual”, traz uma perspectiva de debate aprofundado em elementos que envolvem a questão democrática no Brasil e em outros países da América Latina, em especial no momento de uma nova ascensão da esquerda no continente. À luz das contribuições do pensamento feminista e das experiências das mulheres sobre organização e participação política, o curso tem o objetivo de articular a partir destes aportes uma visão sobre os desafios para a garantia de uma democracia de viés feminista em um contexto onde as práticas sociais são marcadas pelas dimensões de gênero, raça, classe e vivência sexual. 

Está prevista a participação de 60 mulheres de 23 coletivos, organizações, redes e articulações do movimento de mulheres e feminista. A metodologia do curso se baseia na educação popular feminista, com espaços de discussão coletiva e a partir de questões geradoras que impulsionem a reflexão aprofundada sobre a democracia e os impactos nas condições de vida das mulheres na conjuntura. 

Estão previstas a realização de painéis e rodas de discussão, com a presença de convidadas representando movimentos nacionais e de organizações latino-americanas. A diversidade de concepções sobre o tema é essencial para a compreensão das ações de resistência das mulheres em seus territórios, na luta em defesa de direitos, mas também para refletir sobre o contexto de acirramento das desigualdades e das forças conservadoras e fundamentalistas que são obstáculos para a garantia de uma democracia plena. 

Coordenado por Mércia Alves e Betânia Ávila, educadoras e pesquisadoras do SOS Corpo, o Espiral Feminista tem dentro da sua programação, dois momentos abertos para o público. 

Confira abaixo a programação deste momento aberto:

Dia 02 de setembro de 2022

Tarde – Painéis aberto ao público

14h às 16h15: Painel 3 – “Por um feminismo latino-americano. Lélia Gonzalez” – desafios da luta democrática – Ação e resistências

Coordenação – Betânia Ávila

Convidadas:

Lilian Soto – Centro de Documentação e Estudos – CDE (Paraguai)

Analba Brazão – SOS Corpo (Brasil)

Verônica Matus – La Morada (Chile)

16h30 às 18h30 – Painel 4 – “Por um feminismo latino americano. Lélia Gonzalez” – desafios da luta democrática – Ação e resistências

Coordenação – Mércia Alves

Convidadas:

Lilian Celibert – Cotidiano Mujer (Uruguai)

Ana Silvia Monzón – FLACSO – Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Guatemala)

Adriana Martins – Articulação de Mulheres Brasileiras e Movimento Negro Unificado (Brasil)

19h – Noite – Memória, Democracia e Luta por direitos, com Betânia Ávila

Exibição do documentário – “Digo às companheiras que aqui estão” (SOS CORPO/ Parabelo Filmes) – Carmen Silva e Sophia Branco

Apresentação do Livro – “A Luta que me fez crescer e outras reflexões” – Lenira Carvalho (in memoriam)

Os painéis abertos ao público serão realizados no Kastel Manibu Hotel, na Avenida Conselheiro Aguiar, 919 – Boa Viagem, Recife.

O Curso Nacional Espiral Feminista recebe o apoio da Fundação Heinrich Böll Stiftung, da agência alemã Pão Para o Mundo e do Fondo Mujeres Del Sur.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Qual a temperatura do 7 de setembro? Quente ou frio?

qua set 7 , 2022
Em seu novo artigo para a Marco Zero Conteúdo, Carmen Silva aborda as expectativas para o 7 de setembro. Se a data historicamente é o “dia de demonstração de poder das Forças Armadas” também é um dia de contraponto político mobilizado pelos movimentos sociais no Grito dos Excluídos.