[Fontes e Veredas] A vida de todo dia e os caminhos para a emancipação

Nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, o SOS Corpo realiza mais uma edição do Curso Fontes e Veredas, que integra o Programa de Formação Feminista do Instituto. Com o tema “A vida de todo dia e os caminhos para a emancipação”, o curso presencial será ministrado por Maria Betânia Ávila, socióloga e pesquisadora do SOS Corpo. 

Nos dois dias, das 18h às 21h, vamos abordar, através do compartilhamento de reflexões sobre as experiências da vida cotidiana das mulheres, como nas práticas sociais as relações de exploração dominação e apropriação se materializam em formas de opressão de raça, classe e gênero, e como as resistências são organizadas para garantir a sustentação da vida cotidiana e os processos de luta por transformação social. 

É no cotidiano da casa, do bairro, da escola, da empresa, das cidades, que estão materializados os efeitos da dominação, do desapossamento, da exploração e da injustiça social. É aí onde a desigualdade se reproduz como parte da existência humana. Mas, é aí  também, que os movimentos de lutas cotidianas, muitas vezes invisíveis, tomam forma como parte dessa existência.

Na vida de todo dia se afloram as contradições que vão forjar, nos espaços da organização coletiva, a travessia do sofrimento para a revolta e a consciência crítica. Essa dinâmica do cotidiano nos remete à relação entre os microprocessos de resistência, individual ou coletiva, a partir da qual o sujeito toma parte no processo de transformação social, como um caminho para a emancipação, como diz Betânia Ávila, no artigo que é um dos subsídios deste Fontes e Veredas.

As duas noites do curso vão acontecer no auditório da Ong FASE, na Rua Viscondessa do Livramento, nº168, no bairro do Derby. Serão apenas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/CRWRoMLowGUatX4R9

Caso você tenha dificuldades no preenchimento do formulário de inscrição, entre em contato com Fran Ribeiro, da comunicação do SOS Corpo, clicando no botão do whatsapp abaixo:

Os cursos Fontes e Veredas são espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento, geralmente realizados na sede do nosso Instituto ou em organizações parceiras, como é o caso desta edição. Em julho deste ano realizamos uma edição no formato online, adotado para alguns dos nossos cursos por conta da pandemia de covid-19. 

SERVIÇO:

FONTES E VEREDAS – A vida de todo dia e os caminhos para a emancipação. 

Dias 8 e 9 de setembro de 2022

Das 18h às 21h

Local: Auditório da FASE – Rua Viscondessa do Livramento, nº168 – Derby, Recife.

Referências bibliográficas e audiovisuais:

ÁVILA, Maria Betânia. Vida Cotidiana: um desafio teórico e político para o feminismo. (Página 44) Cadernos de Crítica Feminista. Ano III, nº2 – dez.2009. Edições SOS Corpo. https://drive.google.com/file/d/1Fn2RqPwApgWM6ExbSU-zYUoNNiJ41fd8/view 

Curta-metragem Vida Maria:

Música – Mulher de Luta – Dandara Manoela :

Nos caminhos da vida,

que presente te encontrar

Poetisa amiga,

gratidão por me inspirar

Quando eu crescer, quero ser meio você (2x)

Com muita força e amor,

alma que brilha inquieta

Mulher de luta sim senhor (4x)

Andava na rua

debaixo do sol,

vi Maria!

Seu rosto rasgado pelo tempo já dizia tudo

Que destino é esse ?

Que PALAVRA é essa ?

Que destino tem Maria que trabalha, trabalha, trabalha

mas não tem destino certo?

Se tem pão na mesa, ou não

Se morre amanhã, com bala perdida

indigente, sem cova certa

Se morre na fila de hospital público

sem convênio privado

Se o traste que mora lá em casa

lhe dá um tapa, um soco, um murro

Pra onde é que vai ?

Pra onde é que vamos ?

E essas Marias que cá estão ?

pobres

aborteiras

e putas

Destino de Maria é ser:

Maria de luta

Maria, Mulher de Luta, mulher de luta sim senhor (2x)

Ah se todas essas Marias se ajuntar

sapatão, trans, viadas

pretas, brancas, amarelas

pedras e sonhos nas mãos

punhos erguidos

seremos todas, todas

MARIAS DA REVOLUÇÃO!

Este curso é gratuito e teve o apoio financeiro da Fundação Heinrich Böll Stiftung e da agência alemã Pão Para o Mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Curso Nacional do SOS Corpo traz para o centro do debate os desafios para a democracia na atual conjuntura

ter ago 30 , 2022
Entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro, o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia realiza a segunda edição do Curso Nacional Espiral Feminista, que vai debater o contexto de emergência democrática no Brasil e na América Latina.