Nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, o SOS Corpo realiza mais uma edição do Curso Fontes e Veredas, que integra o Programa de Formação Feminista do Instituto. Com o tema “A vida de todo dia e os caminhos para a emancipação”, o curso presencial será ministrado por Maria Betânia Ávila, socióloga e pesquisadora do SOS Corpo.
Nos dois dias, das 18h às 21h, vamos abordar, através do compartilhamento de reflexões sobre as experiências da vida cotidiana das mulheres, como nas práticas sociais as relações de exploração dominação e apropriação se materializam em formas de opressão de raça, classe e gênero, e como as resistências são organizadas para garantir a sustentação da vida cotidiana e os processos de luta por transformação social.
É no cotidiano da casa, do bairro, da escola, da empresa, das cidades, que estão materializados os efeitos da dominação, do desapossamento, da exploração e da injustiça social. É aí onde a desigualdade se reproduz como parte da existência humana. Mas, é aí também, que os movimentos de lutas cotidianas, muitas vezes invisíveis, tomam forma como parte dessa existência.
Na vida de todo dia se afloram as contradições que vão forjar, nos espaços da organização coletiva, a travessia do sofrimento para a revolta e a consciência crítica. Essa dinâmica do cotidiano nos remete à relação entre os microprocessos de resistência, individual ou coletiva, a partir da qual o sujeito toma parte no processo de transformação social, como um caminho para a emancipação, como diz Betânia Ávila, no artigo que é um dos subsídios deste Fontes e Veredas.
As duas noites do curso vão acontecer no auditório da Ong FASE, na Rua Viscondessa do Livramento, nº168, no bairro do Derby. Serão apenas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/CRWRoMLowGUatX4R9
Caso você tenha dificuldades no preenchimento do formulário de inscrição, entre em contato com Fran Ribeiro, da comunicação do SOS Corpo, clicando no botão do whatsapp abaixo:
Os cursos Fontes e Veredas são espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento, geralmente realizados na sede do nosso Instituto ou em organizações parceiras, como é o caso desta edição. Em julho deste ano realizamos uma edição no formato online, adotado para alguns dos nossos cursos por conta da pandemia de covid-19.
SERVIÇO:
FONTES E VEREDAS – A vida de todo dia e os caminhos para a emancipação.
Dias 8 e 9 de setembro de 2022
Das 18h às 21h
Local: Auditório da FASE – Rua Viscondessa do Livramento, nº168 – Derby, Recife.
Referências bibliográficas e audiovisuais:
ÁVILA, Maria Betânia. Vida Cotidiana: um desafio teórico e político para o feminismo. (Página 44) Cadernos de Crítica Feminista. Ano III, nº2 – dez.2009. Edições SOS Corpo. https://drive.google.com/file/d/1Fn2RqPwApgWM6ExbSU-zYUoNNiJ41fd8/view
Curta-metragem Vida Maria:
Música – Mulher de Luta – Dandara Manoela :
Nos caminhos da vida,
que presente te encontrar
Poetisa amiga,
gratidão por me inspirar
Quando eu crescer, quero ser meio você (2x)
Com muita força e amor,
alma que brilha inquieta
Mulher de luta sim senhor (4x)
Andava na rua
debaixo do sol,
vi Maria!
Seu rosto rasgado pelo tempo já dizia tudo
Que destino é esse ?
Que PALAVRA é essa ?
Que destino tem Maria que trabalha, trabalha, trabalha
mas não tem destino certo?
Se tem pão na mesa, ou não
Se morre amanhã, com bala perdida
indigente, sem cova certa
Se morre na fila de hospital público
sem convênio privado
Se o traste que mora lá em casa
lhe dá um tapa, um soco, um murro
Pra onde é que vai ?
Pra onde é que vamos ?
E essas Marias que cá estão ?
pobres
aborteiras
e putas
Destino de Maria é ser:
Maria de luta
Maria, Mulher de Luta, mulher de luta sim senhor (2x)
Ah se todas essas Marias se ajuntar
sapatão, trans, viadas
pretas, brancas, amarelas
pedras e sonhos nas mãos
punhos erguidos
seremos todas, todas
MARIAS DA REVOLUÇÃO!
Este curso é gratuito e teve o apoio financeiro da Fundação Heinrich Böll Stiftung e da agência alemã Pão Para o Mundo.