SOS Corpo realiza debate sobre desafios e esperanças no cenário eleitoral de 2022

Atividade faz parte da programação do Centro Cultural Feminista do SOS Corpo e acontece no próximo dia 26 de maio, às 18h, no auditório do MTC, no bairro da Boa Vista.

Vamos conversar sobre o cenário eleitoral? O SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia convida para o debate “Cenário Eleitoral: Desafios e Esperanças”, que vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, em Recife. A atividade faz parte das ações do Centro Cultural Feminista e vai acontecer a partir das 18h no auditório do MTC – Movimento dos Trabalhadores Cristãos, que fica na Rua Gervásio Pires, nº 404, no bairro da Boa Vista. Por ser um ambiente fechado, recomendamos o acesso usando máscara!

O objetivo do debate é compartilhar reflexões sobre os possíveis desdobramentos do cenário eleitoral de 2022 e a relação com a vida cotidiana das populações mais vulnerabilizadas. Nesse momento difícil que estamos atravessando no país, de grande precarização da vida das mulheres, das pessoas negras, das moradoras e moradores das periferias das grandes cidades e no interior, de toda a classe trabalhadora brasileira, de aumento do desemprego e da situação de extrema pobreza, precisamos nos unir para enfrentar essa conjuntura. A proposta é entendermos o que está acontecendo e quais são os indicativos que essa realidade está nos dando sobre o que pode acontecer nesse cenário eleitoral.  

Para nos ajudar a levantar esse indicativos convidamos:

>> Piedade Marques – Coordenadora de relações institucionais da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, uma das coordenadoras da campanha Eu Voto em Negra, graduada em Filosofia e mestra em Estudos Africanos.

>> Juliana Romão – Co-fundandora e co-gestora do projeto Meu Voto Será Feminista. Mestra em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora da conexão entre política, gênero e linguagem.

>> Derson Silva – Educomunicador, Assistente Social (UFPE), Mestre em comunicação com fins sociais (UVA /Espanha) e especialista em Intervenções Psicossociais com grupos em situação de vulnerabilidade e risco (FAFIRE).

“Esse vai ser um momento que nós vamos estar juntas ouvindo companheiras e companheiros que tem uma militância histórica em movimentos sociais de Pernambuco, que tem uma interpretação sobre o que está acontecendo. A gente quer ouvir aportes dessas pessoas sobre o impacto das políticas de desinformação, de fake news, de toda essa onda de violência política que já começa acontecer, sobre que impactos que as mudanças eleitorais vão ter na eleição de mulheres, de pessoas negras, pessoas mais jovens, de candidaturas orgânicas dos movimentos sociais, do movimento sindical. Essa leitura vai contribuir para fazermos a relação entre o contexto e a vida das pessoas no cotidiano do nosso país”, comentou Carmen Silva, educadora do SOS Corpo que será a mediadora do debate.  

A proposta é, a partir das análises dos indicativos da conjuntura, projetar possíveis cenários e refletir coletivamente quais caminhos poderemos ter para um futuro próximo. Para isso, convidamos a todas as pessoas que atuam no campo da resistência e da transformação social para participar do debate.

“Nós queremos convidar também para estar conosco todas as candidaturas progressistas e apoiadores e apoiadoras de candidaturas que estão no campo da esquerda que quiserem participar para ajudar nessa reflexão, sejam candidaturas para deputado estadual, para deputado federal, para senado, para governo, são super bem-vindas para contribuir nessa reflexão coletiva que vamos fazer no dia 26 de maio”, enfatizou Carmen. 

SERVIÇO:

Debate: “Cenário Eleitoral: Desafios e Esperanças”

Data: 26 de maio de 2022

Hora: a partir das 18h

Local: Auditório do MTC – Movimento dos Trabalhadores Cristãos, na Rua Gervásio Pires, nº 404, no bairro da Boa Vista, Recife.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

28 de Maio: Lutar pelos direitos e saúde das mulheres é lutar por democracia!

seg maio 30 , 2022
Nós do SOS Corpo nos juntamos a todos os movimentos, organizações e militantes feministas para denunciar os ataques à saúde e aos direitos das mulheres e outras pessoas que gestam, implementados por esse governo de morte.