“A anatomia política”, primeiro livro de Nicole-Claude Mathieu traduzido para o português, é lançado no Brasil

Acontece nessa quarta-feira, 09 de março, às 17h30, o lançamento do livro “A anatomia política”, da socióloga e antropóloga francesa Nicole-Claude Mathieu, o primeiro livro da autora traduzido para o português. Ele é o primeiro da série “Traduções feministas”, da Coleção Bahianas (NEIM/UFBA) e será lançado pela editora EDUFBA.

Nicole-Claude Mathieu nasceu em 28 de novembro de 1937, na cidade francesa de Vendéa. Socióloga e antropóloga, é considerada a pioneira do feminismo materialista francófono. Através de elaborações teóricas inspiradas no marxismo, a autora defendia em seus escritos a articulação deste referencial teórico com a perspectiva de gênero para a superação das desigualdades marcadas pelo patriarcado e o capitalismo, para chegarmos à igualdade e libertação das mulheres. O lançamento marca os oito anos da partida de Nicole-Claude Mathieu, que faleceu em nove de março de 2014, em Paris.

Imagem: Reprodução

No livro “A anatomia política”, a autora analisa a realidade de exploração das mulheres em diferentes culturas. Com importantes referências de produções da Antropologia e da Sociologia, Nicole-Claude Mathieu propõe uma interpretação inovadora das relações sociais que provocam a hierarquia entre os gêneros, papel social da maternidade aos determinantes materiais da consciência das(os) dominadas(os) e busca compreender como se sustentam as relações hierárquicas entre sujeitos, alertando sobre as construções socioculturais e históricas feitas a partir das anatomias.

O lançamento online contará com as presenças de Helena Hirata, Gail Pheterson, Jules Falquet, Mirla Cisne, Maira Abreu, Izabela Moi, Paula Freitas, das pesquisadoras do Neim/UFBA Izaura Cruz e Maíra Kubík Mano, responsável pela tradução. As pesquisadoras do SOS Corpo, Betânia Ávila e Verônica Ferreira também tem suas presenças confirmadas.

Para Verônica Ferreira, a publicação de uma obra completa da autora em português é a oportunidade de dimensionar a importância histórica que essa contribuição de Mathieu significa para o feminismo materialista. Até então apenas artigos de Nicole-Claude haviam sido traduzidos em nossa língua, a exemplo do “Identidade sexual/sexuada/de sexo? Três modos de conceitualização da relação entre sexo e gênero”, publicado no livro O Patriarcado Desvendado – Teorias de três feministas materialistas: Colette Guillaumin, Paola Tabet e Nicole-Claude Mathieu, lançado em 2014 pelo Edições SOS Corpo, com organização de Verônica Ferreira, Betânia Ávila, Jules Falquet e Maira Abreu. O livro está disponível em versão digital em nosso site, na categoria Publicações: https://soscorpo.org/?page_id=2669

“A publicação em português da obra de Nicole-Claude Mathieu preencherá uma lacuna histórica no acesso de gerações de militantes a uma das elaborações mais instigantes do feminismo materialista francófono. A contribuição de Mathieu para pensarmos a construção política e social da anatomia, aporta elementos extremamente ricos para pensarmos a permanente construção das diferenças e desigualdades nas relações sociais de sexo. Ademais, teremos acesso à sua reflexão sobre a dominação, sintetizada na célebre síntese da autora ‘ceder não é consentir’, referência tomada por Saffioti nos seus estudos sobre violência”, comentou Verônica Ferreira.

Já Betânia Ávila comentou sobre suas expectativas para o lançamento do livro de Mathieu em português e da contribuição da obra da feminista materialista para a expansão da luta antissistêmica dentro do movimento feminista.

“É sempre bom frisar como a Nicole-Claude Mathieu é uma autora fundamental do feminismo materialista, por sua própria construção original e do seu desenvolvimento. É uma crítica que vem dessa linha materialista, essa que é uma linha histórica de análise crítica baseada na dimensão histórica sobre as contradições que estão organizando o metabolismo desse sistema capitalista, racista. ‘A anatomia política’ é um livro absolutamente necessário para a compreensão desse sistema patriarcal e de suas imbricações. A minha expectativa é que o livro se espalhe, que ele seja acolhido, que o movimento feminista em todas as suas vertentes possam ter acesso a ele e eu acho, inclusive, que ele possa espalhar essa consigna tão potente do feminismo antissistêmico. Essa contribuição da Mathieu é uma base teórica fundamental para fortalecer, do ponto de vista teórico e político, a perspectiva antissistêmica, que é antipatriarcal, anticapitalista, antirracista e também por toda a sua discussão sobre a questão do sexo, gênero e da sexualidade, uma luta imensa que vem de uma maneira muito forte do movimento LGBTQIA+ . Então eu acho que esse livro é uma grande contribuição para o movimento feminista”, declarou Betânia Ávila.

“Em tempos de investida conservadora pela renaturalização das diferenças e desigualdades, chega a nossas mãos uma poderosa reflexão para enfrentarmos essa disputa a partir de uma perspectiva crítica e feminista radical e corajosa”, finalizou Verônica Ferreira.

O lançamento será transmitido a partir das 17h30 no canal do Youtube do Fórum Social Mundial – Justiça e Democracia – FSMJD_TV:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

8 de Março é Dia de Luta Feminista!

qui mar 10 , 2022
Neste 8 de Março de 2022, mulheres de todo o Brasil e diferentes parte do mundo foram às ruas para marcar o Dia de Luta Feminista! Depois de um ano sem ir às ruas, no Recife foram quase 10 mil mulheres que se manifestaram com muito artivismo, diálogo e resistência.