Em 2021, o Dia da Consciência Negra completa 50 anos de articulação dos movimentos no Brasil. Nesta data, as mobilizações se somam, em todo o país, à série de atos Fora, Bolsonaro Racista! A luta antirracista unifica organizações e movimentos sociais em prol da defesa dos direitos das pessoas negras, cujos dados apontam ser a maior parte da população atingida pelas crises econômica, social e de saúde que afetam nosso país durante os anos do governo Bolsonaro.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na última década, a pobreza se agravou entre o povo negro brasileiro e 38% dos que se encontram atualmente na miséria são mulheres negras. Por isso, afirmamos que a luta é feminista e antirracista, em defesa da democracia e dos direitos humanos.
A Marcha do Dia da Consciência Negra acontece neste sábado (20/11) em todo o Brasil e no exterior. No Recife, a concentração começa às 14h no Pátio do Carmo e, após a Marcha, @articulacaonegrape promove o Festival de Cultura Negra, no Pátio de São Pedro.
#20NForaBolsonaroRacista