Filmes do acervo do SOS Corpo serão exibidos no III Festival Internacional de Realizadoras

Filmes do acervo do SOS Corpo serão exibidos no III Festival Internacional de Realizadoras

A Mostra MAPE “Corpos Políticos – Nossos olhares marcam o tempo” exibirá 4 filmes de acervo do SOS Corpo e TV Viva produzidos na década de 80. A 3ª edição do Festival Internacional de Realizadoras acontece de 19 a 28 de novembro na plataforma Embaúba Play.

A Mostra MAPE “Corpos Políticos – Nossos olhares marcam o tempo” exibirá 4 filmes de acervo do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia e TV Viva produzidos na década de 80. “Para nós, revisitar as produções do SOS Corpo em parceria com a TV Viva é uma honra e ao mesmo tempo um dever. Os dois sentimentos se misturam porque estamos diante de um resgate de obras que compõem parte da memória da luta feminista em Pernambuco. Esperamos que o público divida conosco o encantamento em torno destes filmes, seja pelas imagens marcantes da população brasileira, ou pela consciência de que a luta vem sendo travada há tantos anos”, assina o coletivo @mulheresnoaudiovisualpe, responsável pela curadoria.

A mostra fica disponível na plataforma Embaúba Play https://embaubaplay.com/ das 12h do dia 21/11 até às 12h do dia 28/11. E no dia 21 de novembro às 16h teremos debate. Se liga nos horários pra não perder nada!

Leia abaixo as sinopses dos filmes:


Dupla Jornada (Brasil, Realização SOS Corpo e TV Viva, com realização da TV VIVA, 1989, 15min51s)
CEAS E SOS CORPO apresentam este vídeo das assalariadas da cana, artesãs e agentes comunitárias, diante da dupla jornada de trabalho.

Jeitinho Brasileiro (Brasil, Realização SOS Corpo e TV Viva, 1985, 7min39s)
A repórter Beth Salgueiro vai às ruas do Recife para saber o que a população acha e espera do Brasil e seus políticos nessa época.

Por que Não (Brasil, Realização SOS Corpo e TV Viva, 1986, 13min38s)
Mulheres em silhueta, desfocadas, com medo de serem presas, mas com a necessidade de falar sobre o assunto. Homens que criminalizam, xingam e reivindicam o controle sobre os corpos das mulheres. O debate sobre a descriminalização do aborto é necessário. Poderia ser hoje, mas foi em 1986 que as feministas do SOS corpo questionaram: por que não?

Sexo na Classe (Brasil, Realização: SOS Corpo, TV Viva e Centro de Cultura Luiz Freire, 1986, 18min28s)
A educação sexual nas escolas, em debate. Este vídeo foi vencedor do 9º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Cuba, na categoria Melhor Vídeo Educativo.

O III Fincar – Festival Internacional de Realizadoras – acontece de 19 a 28 de novembro, programação completa no site https://fincar.com.br/ .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

#ForaBolsonaroRacista

sex nov 19 , 2021
A Marcha do Dia da Consciência Negra acontece neste sábado (20/11) em todo o Brasil e no exterior. No Recife, a concentração começa às 14h no Pátio do Carmo e, após a Marcha, @articulacaonegrape promove o Festival de Cultura Negra, no Pátio de São Pedro.