Câmara dos Deputados premia Lenira de Carvalho por sua luta pelos direitos das domésticas

Lenira de Carvalho, pioneira na luta pelos direitos das domésticas (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (21) a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados entregou a edição 2021 do Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós às cinco escolhidas para serem agraciadas. A premiação foi realizada no plenário 14 do anexo II da Casa e teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

Uma das premiadas, em caráter póstumo, foi Lenira de Carvalho, trabalhadora doméstica e ativista pernambucana da categoria, falecida no último dia 3 de agosto. Nascida em Porto Calvo, no interior de Alagoas, Lenira era trabalhadora doméstica desde os 14 anos. Ainda jovem, ela formou um grupo para discutir os problemas que afetavam as relações de trabalho de sua categoria. 

No final da década de 70, Lenira fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife, e a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife no final da década de 1980. 

Ela também foi uma das fundadoras da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), e da Confederação latino-americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas, tornando-se uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006. Em 2019, recebeu o Título de Cidadã Pernambucana da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Lenira deixou um legado histórico, uma vez que foi pioneira na luta na região Nordeste”, afirma Luiza Batista, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), que receberá a homenagem em nome de Lenira, que morreu em decorrência de problemas cardíacos, aos 88 anos. 

Responsável por indicar o nome de Lenira de Carvalho ao Prêmio Mulher-Cidadã, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) alega que o prêmio dedicado a Lenira representa o reconhecimento da luta de todas as trabalhadoras domésticas. 
“Ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento. Que este momento sirva para refletirmos sobre a importância de todas as mulheres de luta do meio popular”, avalia o parlamentar.

De Lara Tôrres, com redação. Republicado do Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Audiência Pública na ALEPE debate a agenda das trabalhadoras do Polo de Confecções de Pernambuco

seg out 25 , 2021
invisibilidades sociais enfrentadas pelas trabalhadoras, especialmente intensificadas pela pandemia da covid-19 e apresentar as principais demandas das trabalhadoras em defesa de seus direitos.