Acompanhe a participação do SOS Corpo no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

Acompanhe a participação do SOS Corpo no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

A 12ª edição do Fazendo Gênero acontece de 19 a 30 de julho, em formato online, e tem na programação a participação de pesquisadoras e educadoras do SOS Corpo, em diferentes espaços. Confira a programação!

De 19 a 30 de julho, acontece a 12ª edição do Seminário Internacional do Fazendo Gênero, que este ano tem o tema Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos. Programado para ser realizado em 2020, o evento foi adiado para este ano por conta da pandemia do coronavírus e será todo em formato online. A programação conta com conferências, rodas de conversa, simpósios temáticos, apresentação de pôsters, oficinas, minicursos, exposições, lançamento de livros e apresentações artísticas.

Confira aqui a programação das duas semanas do Seminário.

Pesquisadoras e educadoras que integram o coletivo do SOS Corpo tem presenças confirmadas em diferentes atividades durante o Fazendo Gênero 12. No dia 22 de julho, na sessão dois do Simpósio Temático 013: Aportes Interseccionais no Serviço Social e expressões da violência: gênero, classe, raça/etnia, Mércia Alves, pesquisadora e educadora do SOS Corpo, doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, apresenta o trabalho que tem como título FEMINISMO NEGRO: contribuições ao debate interseccional nas dimensões de gênero, raça e classe.

Já Carmen Silva, socióloga e educadora do Instituto, é uma das coordenadoras do Simpósio Temático 064: Feminismo e os desafios como movimento social, no dia 28 de julho. A pesquisadora é co-autora do trabalho intitulado Ocupe Estelita em Recife: movimentos sociais, ciclo de protesto e enquadramento interpretativo autonomista de coletivos feministas, que será apresentado na sessão um deste mesmo ST.

Tenda Mundos de Mulheres

Espaço dedicado às atividades protagonizadas por movimentos sociais de mulheres e feministas no Fazendo Gênero 12, a Tenda Mundos Mulheres tem uma programação especial, que conta com rodas de conversa, exibição de documentários, lançamentos de livros, marchas virtuais e roteiros de visita. A Tenda é um especial para a reflexão entre a academia, a arte, o ativismo e a militância, construído pela Comissão de Movimentos Sociais do FG12.

No dia 21 de julho, a partir das 16h, Analba Brazão, educadora e pesquisadora do SOS Corpo e militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras estará na mediação do lançamento dos livros Antonieta, de Jeruse Romão e
Transfeminismo, de Letícia Carolina Nascimento. Em seguida, ela será uma das mediadoras da roda de conversa O feminismo é para todo mundo?. No dia 27 de Julho, Analba Brazão é a debatedora da mesa-redonda Em tempos de ditadura no Brasil: as mulheres de luta, que começa às 9h30.

Já às 19h, será a vez de Silvia Camurça, educadora do SOS Corpo e militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras, que é uma das convidadas para o debate da roda de conversa De onde vem a Agenda antifeminista?. Saiba mais da programação da Tenda Mundos de Mulheres aqui.

Acesse o canal da Tenda Mundos de Mulheres no #FG12 no Youtube: youtube.com/TendaMundosdeMulheres

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Um ano após feminicídio de Regiane Miranda inquérito segue sem conclusão

qua jul 14 , 2021
A sargento da polícia militar foi morta pelo ex-marido, Evandro Bitencourt, em julho do ano passado na cidade de Forquilhinha, sul catarinense. A Polícia civil afirma que aguarda um laudo pericial para concluir o caso.