Serviços e reprodução social: trabalho, gênero e raça na produção de valor

No dia 15 de julho, Carolina de Freitas e Verônica Ferreira debatem sobre trabalho, gênero e raça na produção de valor

Na próxima quinta-feira (15), às 14h30, debate realizado pelo GET/UFPE no YouTube, em parceria com o SOS Corpo, vai discutir serviços e reprodução social no contexto do capitalismo contemporâneo. Não perca!

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – GET, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (PPGSS/UFPE), em parceria com o SOS Corpo, realiza na próxima quinta-feira, 15 de julho, às 14h30, a transmissão ao vivo do debate “Serviços e reprodução social: trabalho, gênero e raça na produção de valor”, que terá a participação de Carolina de Freitas, militante e pesquisadora marxista sobre o urbano, mestra e doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). A transmissão será pelo canal do YouTube do GET/UFPE.

As contradições inerentes ao atual contexto do trabalho e da reprodução social serão debatidas à luz da perspectiva marxista, sobretudo, pelos atravessamentos de gênero, raça e classe. O capitalismo contemporâneo, situado neste contexto de pandemia do coronavírus, têm evidenciado a descartabilidade dos corpos de trabalhadoras e de trabalhadores de serviços precarizados, como as trabalhadoras domésticas, da limpeza urbana, pedreiros, motoristas de transporte público e de aplicativos, entregadores, que são categorias de trabalho considerados como improdutivos pelo mercado e pelo capitalismo brasileiro.

Contudo, estes trabalhos do setor terciário, considerados essenciais durante a pandemia, e que sustentam a base do desenvolvimento urbano e industrial no país, estão sendo cada vez mais descartáveis para o capital. Sem proteção social, estas categorias não entraram na lista de profissões prioritárias na fila da vacinação contra a covid-19, escancarando o profundo traço escravocrata-patriarcal-racista que persiste na organização social brasileira. 

Diante do contexto de aprofundamento das expropriações sociais, o GET/UFPE convidou  o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia para construir este debate, e Verônica Ferreira, doutora em serviço social pela UFPE e integrante pesquisadora do coletivo do SOS Corpo, estará no debate junto à Carolina de Freitas, para refletirem sobre serviços, reprodução social, trabalho, gênero e raça na produção de valor. 

Serviço: 

Debate: Serviços e reprodução social: trabalho, gênero e raça na produção de valor 

Dia: 15 de julho

Hora: 14h30

Transmissão: Youtube do GET/UFPE – https://www.youtube.com/channel/UCYfyTU46oISfM9ccx8t4Pbg/featured 

Realização: GET/UFPE e SOS Corpo instituto Feminista para a Democracia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Abayomi realiza encontro virtual com mulheres pretas da cultura popular e lideranças feministas do Brasil

sex jul 9 , 2021
A transmissão acontecerá nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo) de Julho no YouTube, com a participação de cerca de 150 mulheres, ligadas à cultura popular pernambucana, das seis regiões de desenvolvimento do estado. Saiba mais!