#SOSCorpo40Anos: Seminário online abre as atividades em celebração aos 40 anos do Instituto Feminista para a Democracia

Nos dias 10 e 11 de junho, às 19h horas acontecem as transmissões ao vivo da primeira parte do Seminário de 40 anos do SOS Corpo. Com o tema, “Mulheres Insurgentes Pela Vida e Por Democracia”, vamos reunir nestes dois dias companheiras de diferentes frentes de luta para um debate sobre as urgências das lutas e as insurgências que têm sido apontadas no enfrentamento à escalada fascista, fundamentalista e militarizada que tem ameaçado à vida e a democracia no país. 

Com transmissão em nosso canal no Youtube e nos nossos perfis no Facebook, Instagram e Twitter, as duas noites vão refletir sobre as ações, as causas, as urgências e as insurgências da luta das mulheres e dos movimentos, que têm construído frentes de resistência ao contexto de crise social, política e sanitária que estamos enfrentando nos últimos tempos.

Para este primeiro momento estão confirmadas as presenças de Telma Taurepang, da União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira – UMIAB; Atiliana Brunetto, da Coordenação Nacional do Movimento dos/das Trabalhadores/as Sem Terra; Sarah Marques, do Coletivo Garanguejo Tabaiares Resiste; Creuza Oliveira, Secretária Geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – FENATRAD; Elisa Aníbal, pela Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto; e Érika Hilton, vereadora eleita para a Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo e a mulher mais votada nas eleições de 2020. O debate vai ser quente, como a conjuntura nos exige, e para continuarmos respirando esperança, teremos apresentações artísticas de Dulcinéia Xavier, Cris Nascimento e Cléa Santos! A mediação nas duas noite será de Fran Ribeiro, comunicadora e integrante do coletivo de trabalhadoras do SOS Corpo.

Esta é a primeira atividade de uma programação que seguirá ao longo do ano para marcar aos 40 anos de existência do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia na luta feminista brasileira! Estão previstos também na programação deste ano os cursos Fontes e Veredas e Caleidoscópio e a segunda parte do Seminário, marcado para acontecer em novembro.

As atividades que marcam os 40 Anos do SOS Corpo recebem o apoio da Fundação Heinrich Böll Stiftung (HBS) e da agência Pão Para o Mundo (Brot für die Welt).

Programação:

Dia 10 de junho – 19h

Abertura:

Maria Betânia Ávila – pesquisadora, ativista feminista e uma das fundadoras do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.

Convidadas:

Sarah Marques – Mulher negra, co-fundadora do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste e Educadora popular;

Telma Taurepang – Coordenadora Geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira – UMIAB, Secretária Municipal Indígena do Município de Amajari (RR) e acadêmica em antropologia na Universidade Federal de Roraima

Atiliana Brunetto – Coordenação Nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Apresentação musical:

Dulcinéia Xavier

Dia 11 de junho – 19h

Costura poética:

Cris Nascimento

Convidadas:

Creuza Oliveira – Secretária Geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAd), Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia, militante do movimento de mulheres negras e Do Movimento Negro Unificado.

Érika Hilton – Vereadora negra e transvestigênere, eleita para a Câmara Municipal da cidade de São Paulo, sendo a primeira mulher trans eleita, com 50 mil votos, a maior votação de uma mulher nas eleições em todo país em 2020. Ativista dos Direitos Humanos, da luta pela equidade para a população negra, no combate à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas.

Elisa Aníbal – Integrante da Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto, Militante Feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco e da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Encerramento:

Carmen Silva – pesquisadora e integrante do coletivo político-profissional do SOS Corpo.

Apresentação musical:

Cléa Santos

Assista em (clique em um dos links):

Youtube: youtube.com/SOSCORPOINSTFEMINIST

Facebook: facebook.com/lutafeminista

Twiter: @lutafeminista

Instagram: @soscorpo.feminista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

CARTA ABERTA: Em defesa da ordem democrática em Pernambuco e dos direitos civis e políticos para todes!

qua jun 2 , 2021
Hoje, dia de ato de rua em favor de #JustiçaporMiguel, vimos reiterar a defesa da democracia e dos direitos humanos. Nos somamos à luta pela apuração célere e punição dos responsáveis pela morte do menino Miguel e reafirmamos a crítica à forma arbitrária como autoridades públicas em Pernambuco atuaram na manhã de sábado, 29 de maio de 2021, reprimindo com brutal violência a manifestação popular em defesa da vida de nossa gente.