Lançada a Campanha contra fundamentalismos religiosos

Lançada a Campanha contra fundamentalismos religiosos

Tire os fundamentalismos do caminho é uma campanha lançada por organizações feministas e entidades religiosas – cristãs, afro-brasileiras e indígenas para conter os efeitos nefastos do fundamentalismo religioso.

Os fundamentalistas são religiosos que, munidos da Bíblia, pregam uma palavra venenosa, distorcida e manipuladora. São fanáticos e suas igrejas tem milhões de seguidores porque seu Deus é o dinheiro, é o poder. Queremos os fundamentalismos fora do caminho da vida das mulheres e das crianças. Queremos crianças de 10 anos brincando seguras inclusive no que lhes é mais íntimo.

A campanha tem como objetivo alertar a sociedade brasileira sobre o avanço dos fundamentalismos e o risco que isso representa à vida das mulheres. A ação também tem como finalidade reafirmar a importância da pluralidade de crenças e apontar caminhos e práticas que levem à uma cultura de respeito e de valorização da diversidade.

Assista a live completa

O espírito sagrado habita a terra e está conosco

O fundamentalismo sempre esteve presente na história desse país aniquilando nossos povos tradicionais e populações indígenas. E agora ele foi declarado, publicizado. No entanto, nós não estamos sozinhas, estamos com nossos ancestrais, nossos antepassados, nossos espíritos sagrados, nós estamos com nossos rios, nossas águas, nossas serras, nossas pedra, toda a nossa harmonia que os nossos antepassados nos ensinaram estão conosco.

Representando as tradições indígenas, Elisa Pankararu lembra que o fundamentalismo religioso esteve presente em todas as épocas da história, e que Brasil, em relação aos povos indígenas, trouxe enormes prejuízos.

Pessoas de candomblé estão sendo impedidas de vestir roupa branca na sexta-feira

Como podemos admitir que hoje fundamentalistas associados inclusive ao narcotráfico possam impedir que uma pessoa de candomblé não vista roupa branca na sexta-feira? Que possa impedir que estejamos dentro de uma comunidade ou um bairro? Pois é isso que nós, mulheres e homens de terreiro vivemos em desvantagem no Brasil! As mulheres negras são as mais atingidas pelo fundamentalismo, manifestado através do racismo e suas ferramentas estruturantes para a manutenção dos privilégios brancos. Vera Baroni, fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco e integrante da AMNB, explica como o fundamentalismo se transformou numa política que impacta a fé, a memória e a matriz identitária da cultura negra brasileira.

Para a advogada e militante Vera Baroni, “o fundamentalismo hoje se transformou em política de governo”, e acrescenta que essa é uma “violência que não é nova, mas que vem crescendo a cada dia em nosso país”. Ela também afirma que vivemos um fundamentalismo escondido por trás do evangelho de Jesus de Nazaré, “que na verdade é um fundamento político, um projeto de poder que se funda no racismo presente em nossa sociedade”.

Um chamado à autocrítica cristã

Missionários em territórios de indígenas isolados?

O governo federal, o governo de Jair Bolsonaro realizou 16 vetos para impedir que as populações indígenas e quilombolas tivessem acesso a água, alimento e recursos de saúde, mas garantiu que missionários cristãos continuassem em território indígena, principalmente dos indígenas que vivem em isolamento. Uma posição absurda dessa é impacto direto do fundamentalismo, porque o fundamentalismo ele mata, agride, ele é de ódio.

Jesus não prega violência ou ódio!

A fé em Jesus Cristo não nos alinha a projetos fundamentalistas e violentos, ao contrário: a fé em Jesus Cristo nos liberta desses projetos, porque nos liberta para amar. E ela nos dá discernimento e capacidade para compreender que toda a ação violenta e de ódio praticada em nome de jesus cristo na verdade é anticristão. A grande questão que a gente precisa problematizar não é a fé em Jesus Cristo, mas o que a gente precisa problematizar é um projeto de cristandade – um projeto de uma cristandade aliada ao poder. Então esses partidos políticos que se caracterizam por pertenças religiosas, essas representações políticas que também estão no judiciário e em tantas esferas públicas e que dizem atuar em nome da fé. Aí é onde está o problema: quando a religião se vincula com o poder. Mas a fé em Jesus Cristo, ao contrário, ela critica esse tipo de aliança, porque a fé em Jesus Cristo é uma fé que critica essas estruturas de poder. Então a gente precisa ter essa capacidade de diferenciação.

Você vai atirar a primeira pedra?

Para nós cristãos e cristãs, de que lado nós estaríamos? De que lado nós estamos? Recuperando a história de João 8, da mulher que seria apedrejada, nós estamos ao lado daquelas pessoas que iriam jogar a pedra? Nós estamos junto com a mulher? De que lado nós estamos? De uma mulher que foi falsamente acusada de adultério, embora muitos homens cristãos insistam nas hermenêuticas patriarcais e digam que ela era adúltera – mas não se tem como provar isso! Nós mulheres, ao longo da história, sempre sofremos falsas acusações. E provavelmente essa mulher também sofreu uma falsa acusação. Ela se livrou do apedrejamento, mas aqui no Brasil as mulheres não têm se livrado dos apedrejamentos. Elas têm cotidianamente sido apedrejadas em nome da fé, por falsas acusações. Então essa campanha é um chamado a nós, cristãos e cristãos a autocrítica e a exercitar a nossa capacidade de escuta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Criminalização do aborto é expressão da violência racista e sexista no Brasil

sex ago 21 , 2020
Em nota, a Frente Nacional Conta a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto pergunta: quanto mais sofrimento e morte falta para nossa gente perceber que a criminalização do aborto é expressão da violência racista e sexista no Brasil?