#LiveObservaDH lança pesquisa sobre os impactos da pandemia para os serviços públicos e direitos humanos

Nesta quinta-feira (01), o Observatório Direitos Humanos e Crise Covid-19 lança, ao vivo, os resultados da Pesquisa “Serviços Públicos e Direitos Humanos no contexto da pandemia no Brasil”. A pesquisa apresenta dados sobre as violações de direitos humanos que tem acontecido no contexto do coronavírus no Brasil e a deficiência nos atendimentos dos serviços públicos.

Sem direitos não há saída para crise!

A crise do covid-19 agravou a situação de violência urbana em algumas cidades, bem como evidenciou o processo de sucateamento das políticas públicas, tão importantes para assistir os grupos sociais historicamente discriminados. A Pesquisa revela que sete em cada dez brasileiros acionam o Sistema Único de Saúde quando precisam de cuidados médicos, e mesmo assim, é um dos serviços públicos que mais vem sofrendo com os cortes orçamentários do Ministério da Saúde.

Dentre as dificuldades que os usuários encontram ao se dirigir a uma unidades em busca de atendimento encontram desigualdade na distribuição de insumos e na presença de profissionais de saúde, situação que se reflete no país todo. A Pesquisa ainda traz dados sobre a violência urbana e a segurança pública, a situação das mulheres no trabalho e no cuidado doméstico, auxílio emergencial e as ações do governo durante a Pandemia do Coronavírus.

O debate, que será mediado por Lúcia Xavier, assistente Social, Co-fundadora e Coordenadora do Criola – Organização de mulheres negras, terá como debatedores o Doutor em Direito pela Universidade de Brasília e membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS), Felipe da Silva Freitas; Sandra Maria da Silva, da Comunidade Quilombola da Tabatinga/Bom Despacho (MG) e Coordenadora Executiva da CONAQ; além de Luís Eduardo Batista, Sociólogo, pesquisador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Coordenador do GT Racismo e Saúde da ABRASCO.

Para saber mais informações sobre os direitos humanos dos brasileiros no contexto da crise da Covid-19, siga o Observatório nas redes :

Facebook @ObservaDHeCovid19 e no twitter @ObservaDHeCovid

ANOTA NA AGENDA:

🗓️ Quinta-feira dia (01/10) às 19h.

📲 Transmissão ao vivo nos perfis do Observatório:

Facebook: https://www.facebook.com/ObservaDHeCovid19/posts/172351687801998

Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=7tVGr9bT_qs

Deixe uma resposta

Next Post

II Encontro de Mulheres da CUT/PE debate perspectivas para o pós-pandemia

qua set 30 , 2020
Encontro que começa às 9h nesta quinta-feira (1), tem mesa para debater a “Conjuntura em tempos de pandemia, a vida das mulheres e as perspectivas pós-pandemia”, e tem Maria Betânia Ávila como uma das convidadas. Saiba mais!
Instagram did not return a 200.
%d blogueiros gostam disto: