Dialogando sobre a realidade das mulheres no mundo do trabalho

sem-inter_br-fr_ago14_II

 

Pesquisadores de Brasil e França estarão juntos em seminário que começa nesta terça-feira (26/8/14)

Por Ludimilla Carvalho

 

A partir desta terça-feira (26), as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo recebem o Seminário Internacional “Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em debate”, que propõe um diálogo entre pesquisadores e pesquisadoras dos dois países sobre a atuação das mulheres no trabalho, nos âmbitos privado (trabalho doméstico) e público (empresas, governos, corporações, etc).

A programação está dividida em seis sessões, com foco em assuntos como desigualdade de gênero, mercado de trabalho e políticas públicas, e acontece parte em São Paulo (dias 26 e 27), e parte no Rio de Janeiro (dias 28 e 29). Jules Faquet, Danièle Kergoat e Helena Hirata, entre outros, são alguns dos pesquisadores que estarão presentes. As palestras terão tradução simultânea.

SOS Corpo – Também participará do seminário, Betânia Ávila, do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. No dia 28/08, ela fará uma palestra sobre “O tempo do trabalho doméstico remunerado: tensões entre cidadania e servidão”, na sessão temática “Família, Trabalho Doméstico, Uso do Tempo: Estudos Estatísticos e Empíricos”. Betânia Ávila é socióloga, e pesquisa sob a perspectiva do feminismo, temas como os diretos sexuais e reprodutivos das mulheres e a divisão sexual do trabalho.

O seminário “Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em debate”, é organizado por Rede MAGE (da França), Fundação Carlos Chagas, CEBRAP, USP e UFRJ, e tem apoio de várias instituições, entre elas o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. As atividades acontecem entre os dias 26 e 29 de agosto, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e as inscrições podem ser feitas nos locais das palestras.
Serviço:
Seminário Internacional “Trabalho, Cuidado e Políticas Sociais: Brasil-França em debate”
– Dias 26 e 27 de agosto, na Casa da Cultura Japonesa (Universidade de São Paulo/USP)
– Dias 28 e 29 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
(Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ)

Visite o site do seminário aqui.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

[Ponto de Vista] O que mudou e o que permanece no mundo do trabalho feminino no Brasil da Presidenta Dilma Rousseff?

sáb ago 30 , 2014
Por Hildete Pereira de Melo* Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão feminista sobre o trabalho das mulheres no último […]