[INSCRIÇÕES ABERTAS] Fontes e Veredas: Feminismo Gerando Ondas

A teoria feminista costuma dividir o movimento em ondas, decretando que a “invenção” do feminismo aconteceu na década de 1970, na Europa. Também já se chegou a decretar o fim do feminismo. Foram as revistas ditas femininas brasileiras que, segundo pesquisa de doutorado da socióloga e educadora do SOS Corpo, Carmen Silva, há uns 10 anos atrás, diziam que “as mulheres já teriam garantido todas as suas conquistas visto que algumas chegaram ao topo de empresas e uma delas à presidência da República”, relata em artigo.

Segundo Carmen, o tempo e a luta mostraram que o sentido do feminismo não apenas não se esgotou como se reconstrói e se movimenta a cada dia. Os últimos 9 anos no Brasil foram marcados por um grande cresci­mento do movimento feminista. E, mais que isso, um transbordamento da causa feminista para inúmeros outros movimentos sociais. Hoje, até o mer­cado disputa sentidos para o feminismo dispondo de camisetas alusivas a ele em lojas de departamento. 

Para refletir conjuntamente sobre isso, a partir das contribuições das teorias de movimento sociais e do feminismo convidamos todas as feministas, principalmente as engajadas em algum coletivo ou movimento organizado, para dialogar conosco sobre os processos organizativos e as formas de luta dos movimentos sociais feministas.

Temos um plano de formação anual, que, devido ao momento de pandemia, está sendo reajustado para formatos online. O Fontes e Veredas é um dos cursos que oferecemos. Além dele, temos os formatos Caleidoscópio e o Espiral Feminista. O Fontes e Veredas são espaços pedagógicos de partilha das elaborações do SOS Corpo sobre questões feministas que nos instigam à produção de conhecimento. São atividades de formação curtas, com até 40 pessoas e, agora em sua versão online, será realizada em dois dias, 2 horas de duração por dia, totalizando uma carga horária de 4 horas. Nossa proposta é contribuir com a formação teórico-política feminista das mulheres dos diversos movimentos sociais aportando nossas fontes e abrindo o debate sobre as veredas em conjunto com quem engaja no curso.

PROGRAMAÇÃO

28 de julho: processos de organização feminista

  • Movimento feminista: auto-organização das mulheres em torno da causa das mulheres
  • Diferentes tipos de organização 
  • Princípios orientadores de processos organizativos
  • Processos de articulação local, nacional e internacional 
  • Problemas e desafios organizativos de movimentos sociais feministas

29 de julho: processos de luta feminista

  • Contra o quê o feminismo luta? Sistema patriarcal-racista-capitalista
  • O que é uma luta feminista? Conteúdo e forma como elementos constitutivos
  • Como o feminismo luta? Sentidos, formas de lutas e repertórios de confronto
  • Roteiro para processos de organização de lutas

METODOLOGIA

Ministrado pela educadora do SOS Corpo, Carmen Silva, as atividades de formação vão acontecer numa plataforma online de código livre, hospedado em servidor criptografado e ativista. Você precisará de acesso à internet para poder se conectar com a gente através da plataforma BigBlueButton, onde as aulas acontecerão. Haverá exposição com recursos didáticos durante 40 minutos pela educadora, seguido de intervenções das participantes que podem ser questões, reflexões complementares ou contestadoras podendo durar cerca de 4 minutos. A participação no debate pode ser feita via texto, áudio ou entrada de vídeo, a depender da qualidade da conexão de cada participante. Cada grupo de cinco intervenções será seguido de comentários da educadora. Temos a possibilidade de recomendar subsídios entre uma noite e outra, a depender das necessidades percebidas.

Inscrições até 17/07

O plano de formação do SOS Corpo deste ano tem apoio da Fundação Heinrich Boll, que possibilitou a realização deste curso de maneira gratuita para todas as participantes. As inscrições estarão abertas até 15 de julho para mulheres cis e trans de todo o país. Caso cheguem mais inscrições que o número de vagas, faremos uma seleção dando preferência à mulheres engajadas em coletivos feministas e em movimentos sociais, e/ou pesquisando diretamente o tema.

Inscreva-se aqui: https://forms.gle/BS26W7513fpzCgVC7

Se você precisar de auxílio para realizar inscrição, entre em contato conosco. Esse curso conta com o suporte técnico das comunicadoras do SOS Corpo, Déborah Guaraná e Fran Ribeiro, que podem ser contactadas através dos emails: guarana@soscorpo.org.br e franribeiro@soscorpo.org.br 

A seleção será informada a cada participante através do email informado no formulário até o dia 21 de julho. No momento do contato enviaremos também o material didático. Acompanhe o site e as redes sociais do SOS Corpo para ficar por dentro do conteúdo que será atualizado sobre o tema do curso!

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Este é o primeiro curso online por videoconferência realizado pelo SOS Corpo. Apesar da nossa longa experiência com ensino a distância através do projeto Universidade Livre Feminista, estamos nos aventurando transformando em digital parte do nosso plano de formação feminista. Preocupadas e cuidando da privacidade e dos dados digitais de cada uma que ingressará nessa jornada conosco, preparamos este breve documento para que você fique sabendo como serão usados os dados de cada pessoa inscrita e selecionada nos nossos cursos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Antiga Guatemala em quarentena - Frustrações e desafios

qua jul 8 , 2020
A Guatemala é um país conhecido por suas abismais desigualdades. Os números se agravam para a população indígena, que é marginalizada por um Estado historicamente racista e misógino que não apenas lhes deixa de lado, mas também utiliza todo o aparelho de poder para seu controle e dominação.