FMPE lança Manual de uso seguro de máscaras

Nós, militantes feministas do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), entendemos que a recomendação do uso de máscaras e outras medidas sanitárias devem ser feitas com mais transparência e responsabilidade por parte Estado. Não é eficiente mandar usar máscara sem divulgar as informações necessárias sobre tipo, uso, higiene etc. Mais uma vez, os movimentos sociais são essenciais para cumprir um papel que deveria ser do Estado: informar a população sobre o que é de interesse público, independente das solicitações.

📍 RELEMBRAMOS: a elaboração do manual não retira o dever dos governos de garantir informação acessível, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para profissionais de saúde, a possibilidade de distanciamento social digno para todas as mulheres e suas famílias, inclusive para aquelas que não têm condições dignas de moradia, acesso à água e/ou acesso ao uso seguro de máscaras.

⚠️ Todas as sugestões contidas aqui são parte das estratégias pensadas pelo FMPE com base em conversas com médicas/os populares 👩🏾‍⚕‍👨🏿‍⚕‍ e informações extraídas de produções acadêmicas. 🔎📑

😡 Os governos municipais, estaduais e federal falam muito, mas pouco fazem. Enquanto isso, precisamos cuidar umas das outras para sobreviver. 🤝🏾

🏥 Sabemos que a pandemia e o sucateamento contínuo do SUS afeta às mulheres de formas diferentes, atingindo especialmente as mulheres negras e de periferia que são chefes de família e estão na linha de frente do combate ao Novo Coronavírus, mais uma vez sobrecarregadas pelas tarefas de cuidado em casa e nos serviços de saúde.

📖 Nosso Manual para uso seguro de máscaras está disponível duas versões para baixar

⏬ *PDF para download* 👇🏿

🔊 *Áudio para download* 👇🏿

https://drive.google.com/drive/folders/1Z9n_D0jT2rgd-XGIWQjB3fdzl5Gyr9Op

📲 _Envia essas mensagens para pelo menos 3 pessoas do seu convívio que possam se beneficiar com essas informações!