[Podcast] Na quarentena, o fardo das mulheres

2

Mulheres acumulam tarefas pelo cuidado da família e da casa — e ficam mais expostas à violência doméstica. Crise sanitária é ainda pior para negras e pobres. Movimento feminista, em ascensão, pode cumprir papel importante

Clique abaixo e ouça!

Em entrevista ao Tibungo, podcast semanal do site Outras Palavras, Carmen Silva, educadora do SOS Corpo, analisa o contexto de quarentena e o impacto que crise sanitária do COVID-19 tem provocado na vida das mulheres.

Diante do avanço do vírus no mundo e sua consequente chegada no Brasil, as mulheres tem vivido dias de incerteza, de confinamento forçado e de intensificação das desigualdades sociais e econômicas, desvelando de forma cruel as contradições do sistema capitalista-racista-patriarcal.

A educadora comentou sobre as diferentes problemáticas que se colocam quando analisamos o atual momento através das lentes do feminismo e de como o movimento feminista tem um papel importante na defesa da vida e da democratização da sociedade.

2 thoughts on “[Podcast] Na quarentena, o fardo das mulheres

  1. Cada dia desse corona vírus e uma tormenta as vezes penso que não vou sobreviver sou uma mulher negra aos 55anos faz mais ou menos 06anis que não tenho trbalho fixo e agora com essa idade colico currículo em tido lugar e…,agora estou com pressão alta e na menopausa neste contexto de corona virus nós mulhers negras sifremos bastanre essa desigualdade e sifremos a violência urbana ainda mais somos discriminadas por ser muito pobres e ainda tem um agravante quando nus deparamis com o machismo até dentro de casa.
    Isso nus maltrata muito hoje vivi em situação muito ruim

  2. Excelente texto como todos os escritos de Carmen.
    Muito verdadeiro.
    Estou a quinze dias com meu companheiro dentro de casa e são muitas tarefas pra realizar dentro de casa.
    Imagino as mulheres que sofrem violência…além de trabalhar o dia inteiro, o pior de tudo sofrendo ameaças ou sendo agredidas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

72 entidades solicitam apoio do MPF para proteção contra o COVID-19 de favelas, periferias e grupos vulneráveis

sáb mar 28 , 2020
A expansão dos casos de pessoas contagiadas com o vírus COVID-19 e as precárias condições de moradia nas favelas e periferias do país é motivo de intensa preocupação de entidades e especialistas que atuam nas áreas de saúde e desenvolvimento urbano no país, assim como das próprias famílias.