Fórum de Mulheres de Pernambuco comemora 30 anos na luta feminista com programação nesta sexta e sábado

O FMPE é uma articulação feminista autônoma,que teve sua origem no período da Constituinte, em 1988 e, nos próximos dias 29 e 30, celebra seus 30 anos de existência na luta feminista. Encontra-se presente em todas as regiões de Pernambuco, da Região Metropolitana ao Sertão. Nacionalmente, está vinculado à Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), que compõe a Articulação Feminista Marcosur. Mulheres diversas fazem parte desse espaço para enfrentar as desigualdades de gênero, o crescimento da violência contra mulher, a precariedade dos serviços de saúde e do trabalho, a falta de estrutura urbana para o acesso à moradia, água e saneamento e etc. Estas situações têm demandado do movimento uma ação ativa nos municípios para fortalecer as mulheres na luta por direitos e por autonomia.

Nesse cenário, é importante reafirmar a existência e resistência do FMPE, formando, recordando, denunciando e celebrando. Portanto, para marcar o momento, foi preparada uma poderosa programação entre os dias 29 e 30 de novembro, contando com seminário, vigília e festa.

Seminário – FMPE: 30 anos de luta e resistência feminista

O seminário é um momento de debate, recordação e fortalecimento para as mulheres que constroem ou já construíram o FMPE e para as/os companheiras/os dos movimentos parceiros que estiveram juntos nessa trajetória. Será apresentado um panorama desde a fundação do Fórum, sob a perspectiva das suas regiões de atuação e serão discutidos os grandes desafios que as mulheres ainda enfrentam.

Serviço:

Seminário – FMPE: 30 anos de luta e resistência feminista

Quando: 29/11/19 (sexta-feira) às 14h (aberto ao público)

Onde: SINDSEP (Rua João Fernandes Vieira, nº67, Boa Vista, Recife)

Vigília Feminista Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

As vigílias são uma experiência de mobilização e denúncia que faz parte da história do FMPE desde 2005. Elas dão visibilidade às violências contra as mulheres e também exigem ações para fazer valer a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. Esta, em específico, chama atenção para o aumento da violência letal contra as mulheres, sendo as mulheres negras as maiores vítimas. A vigília acontecerá nesta sexta (29) e terá concentração na Praça Oswaldo Cruz às 17h, de onde as mulheres sairão em cortejo pelas ruas do centro do Recife em memória às vítimas e em exigência às políticas públicas de combate a esse tipo de violência.

Serviço:

Fórum de Mulheres de Pernambuco realiza Vigília Pelo Fim da Violência contra a Mulher

Quando: 29 de novembro (sexta-feira) com concentração às 17h

Onde: Praça Oswaldo Cruz (Boa Vista, Recife)

Saiba mais clicando aqui.

Festa 30 anos do FMPE – Se não podemos dançar, não é nossa revolução!*

*frase adaptada de Emma Goldman

Este é o momento para o FMPE celebrar o que conquistou e assegurar a união das suas companheiras na caminhada dos dias que virão. Haverá festa com atrações como DJ Marte, Coco Raízes do Coque, DJ Cris e Batucada do FMPE, que garantirão a alegria da ocasião. Nesse mesmo momento também haverá feirinha, comidas e bebidas. Se você fez ou faz parte da trajetória do FMPE e reconhece a sua importância na sociedade, você está convidada/o para celebrar também!

Serviço:

Festa 30 anos do FMPE

Quando: Sábado (30), a partir das 12h

Onde: Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo, Olinda)

Atrações: DJ Marte, Coco do Coque, DJ Cris e Batucada Feminista do FMPE

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Todo apoio ao Projeto Saúde e Alegria (PSA) – CEAPS / Santarém

qua nov 27 , 2019
Do pronunciamento irresponsável do Presidente da República culpando as ONGs pelos incêndios à ação policial e midiática tentando criminalizar o Projeto Saúde e Alegria (PSA), há uma estratégia arquitetada para deslegitimar a atuação livre da sociedade civil brasileira que tem denunciado, desde o primeiro momento, as medidas autoritárias e antissociais do atual Governo. Por isso, a Abong vem a público manifestar sua solidariedade e apoio as lideranças do Projeto Saúde e Alegria (PSA) – CEAPS/ Santarém, pela seriedade de sua atuação e comprometimento na promoção de saúde das populações ribeirinhas e com as causas da defesa da floresta.