Laicidade e Direito ao Aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e religioso

por Romi Márcia Bencke, no Sexuality Policy Watch.

Frente ao contexto de politização do religioso – a emergência de forças e vozes religiosas no debate público sobre o direito – acreditamos que é cada vez mais necessário que o pensamento e a luta feminista não estejam alheios ao debate religioso. É neste intuito que o artigo Laicidade e Direito ao Aborto: interseções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso, escrito pela pastora Romi Bencke, explora como a luta pelo direito ao aborto deve ser feita também através da religião.

A pastora Romi Márcia Bencke é representante da IECLB e secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Romi foi a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária geral do CONIC, entidade ecumênica que reúne as igrejas anglicanas, presbiterianas, luteranas, ortodoxas e católicas brasileiras.

Esta iniciativa é resultado da reunião estratégica “Laicidade e Direito ao Aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso”, realizada pela equipe do Projeto “Trincheira do Aborto Legal no Brasil: enfrentando a crise política e defendendo a autonomia sexual e reprodutiva das mulheres”, desenvolvido em consórcio pelo Cfemea e pelo Observatório de Sexualidade e Política/ SPW.

Faça o download aqui.

Imagem: Priscila Barbosa/Universa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Em nota, organizações denunciam perseguição de ONG e na prisão de Brigadistas de Alter do Chão

qua nov 27 , 2019
A prisão de quatro integrantes da Brigada Alter do Chão – responsáveis com combater os incêndios que atingiram a região em setembro – e a apreensão de equipamentos da organização Alegria e Saúde nesta terça-feira (26) surpreendeu pessoas de todo em Brasil. Em apoio, mais de 60 organizações, coletivos e movimentos populares manifestam solidariedade.