Assembleia Feminista discute estratégias de pressão ao governo de Pernambuco
Na última segunda-feira, 5 de junho, aconteceu a primeira Assembleia Feminista, para discutir os próximos passos da agenda de pressão ao governo de Raquel Lyra, para que ele atenda as reivindicações de políticas públicas garantidoras de direitos para mulheres de Pernambuco.

Na última segunda-feira, 5 de junho, aconteceu a primeira Assembleia Feminista, resultado da articulação dos movimentos que constroem o processo do 8 de Março no estado. No 8M de 2023, os movimentos entregaram ao governo de Raquel Lyra um manifesto com reivindicações para a garantia dos direitos das mulheres. A Assembleia, que aconteceu no bar Segredos de Frida, no bairro da Boa Vista, em Recife, reuniu cerca de cem representantes de diversos movimentos de mulheres de Pernambuco para debater a agenda de pressão sobre o governo do Estado para que ele atenda às reivindicações apresentadas no documento derivado do manifesto do 8 de Março.
O documento apresentado pelos movimentos feministas foi entregue à vice-governadora Priscila Krause e à Secretária de Políticas para as Mulheres, Célia Regina, na reunião que aconteceu no dia 9 de maio, na Defensoria Pública de Pernambuco. Nele constam 46 propostas de políticas públicas garantidoras de direitos para mulheres e a reivindicação de que sejam viabilizadas com orçamento público.
No documento entregue às representantes do governo há propostas que enfrentam a violência contra as mulheres, como por exemplo a implementação de delegacias especializadas em atendimento à mulheres em todas as regiões do Estado; programa de geração de trabalho e renda; benefícios para mulheres encarceradas; serviços de atendimento ao aborto em todas as maternidades públicas; e política de renda básica com prioridade para as mulheres, e em especial para mulheres negras e desempregadas.
No próximo dia 14 de junho, uma nova rodada de negociação com o governo deve acontecer, onde os movimentos esperam ter respostas concretas sobre as reivindicações apresentadas. Uma nova Assembleia Feminista está sendo convocada para o dia 19 de junho, também no bar Segredos de Frida, para que os movimentos avaliem este novo momento de diálogo com o governo.
Leia abaixo a Pauta de Reivindicações apresentadas pelo movimento feminista de Pernambuco ao governo de Raquel Lyra:




