Curso sobre teorias e práticas do Feminismo

ZAP
Precisamos falar sobre aborto, meu corpo minhas regras, empoderamento feminino, deixa ela em paz. Estes são alguns dos tópicos mais comentados na internet, levantados em cartazes em marchas de rua e disseminados pelos meios de comunicação, sobretudo alternativos. 

O movimento feminista se expande em suas causas e sujeitas nos últimos anos, mas em paralelo, a elaboração de um pensamento feminista próprio, desenvolvido em sintonia com uma interpretação teórica e política acerca da realidade das mulheres tem ficado disperso em poucos grupos e coletivos que entendem como é potente e subversivo para as mulheres produzirem conhecimento sobre si.

Para enfrentar essa questão o Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, com apoio do Sind-PD (Sindicato dos trabalhadores em empresas de informática, processamento de dados e tecnologia da informação de Pernambuco), promoverá nos dias 6 e 7 de novembro no centro do Recife uma nova edição do Curso Caleidoscópio. A formação é destinada a feministas interessadas em aprofundar perspectivas da teoria crítica, questões sobre mulheres e o mundo do trabalho, conversar sobre as elaborações das feministas negras e conhecer o feminismo que se faz presentes nas periferias brasileiras. Vamos conversar sobre a materialidade e a subjetividade das mulheres. Serão disponibilizadas 80 vagas. Para inscrever-se e garantir sua vaga é necessário preencher a ficha de inscrição. A equipe de produção também solicita uma contribuição voluntária para bancar a logística e execução do curso, sugerindo doação a partir de R$ 20 reais.

 

Quando: 6 e 7 de novembro

Horário: 14h às 21h

Onde: SindPD

Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, 111

Inscrição: https://goo.gl/forms/nl6xSvzAAs8zhApn1

 

Dúvidas e informações:

SOS CORPO: 3087.2086

 

PROGRAMAÇÃO

06 de novembro

14:00 – Abertura

14:30 – BASES DO FEMINISMO MATERIALISTA – Betânia Ávila

17:30 – Lanche e vídeo

18:30 – FEMINISMO NEGRO E LUTA ANTIRRACISTA – Rivane Arantes

 

07 de novembro

14:00 – NOVOS OLHARES SOBRE O MOVIMENTO FEMINISTA

Linha da vida e autorreflexão feminista – por Fabiana Moura    

Coletivos feministas em Recife – por Cecília Cuentro

Marcha das Mulheres Negras e desafios atuais – por Mônica Oliveira

Frente de Mulheres no Cariri Cearence – por Suamy Soares

Repensando práticas feministas em tempos de crise – por Sophia Branco    

17:30 – Lanche e vídeos

18:30 – FEMINISMO POPULAR – Carmen Silva