05/09/2016 – Mulheres negras construindo conhecimento

seminario ufrpe2Nos dias 5 e 6 deste mês de setembro, a Fundação Joaquim Nabuco e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade Audre Lorde (Geperges), da Universidade Federal Rural de PE (UFRPE), promovem a 2ª edição do Seminário em Rede Educação e Relações Étnico-Raciais: Etnicidade, Gênero e Educação, bem como o II Seminário Audre Lorde: Mulheres Negras Construindo Conhecimento. Interessados podem se inscrever no site www.fundaj.gov.br. O evento também será transmitido em tempo real no endereço eletrônico  http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=31700

“Enquanto pesquisadores, estamos promovendo temáticas que possam auxiliar professores no cotidiano escolar, como também criando cenários para o protagonismo das mulheres negras”, explica Denise Botelho, coordenadora do Geperges. Um dos destaques do seminário – que começa às 9h, no Cinema do Museu do Homem do Nordeste (Fundaj), em Casa Forte – é a conferência Processos educativos: mulheres negras em movimento, proferida pela doutora em educação Eliane Cavalleiro, que já coordenou a Divisão de Diversidade Étnica Racial da antiga Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Atualmente, ela pesquisa racismo na Universidade de São Francisco (EUA).

No dia 6 (terça-feira), as atividades continuam na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Dois Irmãos, onde serão oferecidos os seguintes minicursos (presenciais):
1 – Mulheres Negras, Conhecimento e Poder – Dra. Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB – Fortaleza/CE)
2 – Introdução às Filosofias Africanas – Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB – Brasília/DF)
3 – Feminicídios e Interseccionalidades – Profa. Dra. Luciana de Oliveira Dias (UFGO – Goiás/GO)
4 – Religião, Gênero e Relações Étnico-Raciais: Um Enfoque Sociológico – Prof. Dr. Robson Costa (MPCS/FUNDAJ – Recife/PE)

Os interessados nos minicursos devem procurar os organizadores do evento na segunda-feira (5), no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Rua 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte). As vagas são limitadas. A programação completa do evento está disponível no site www.fundaj.gov.br