Quer saber mais sobre a organização e resistência feminista na Argentina?

Para alimentar de esperança e inspirar revoluções, o SOS Corpo promove uma noite de conversa sobre resistência e auto-organização feminista com a militante feminista argentina, Claudia Korol, do coletivo de educação popular da argentina, Pañuelos en Rebeldia 

CALEIDOSCOPIO - FORMAÇÕES FEMINISTAS - evento fb -conferencia aberta-7


Berço do movimento #NiUnaMenos, que se espalhou pela América Latina, a Argentina expressa uma força feminista potente na atualidade. As mobilizações e marchas contra o feminicídio chegaram a reunir mais de 300 mil pessoas em 2015 na capital Buenos Aires. Os encontros nacionais feministas são realizados com mais de 70 mil participantes. Este ano, a organização para o 8 de março deste ano tem sido feita através de assembleia em praças públicas com mais de mil mulheres. 

A força feminista argentina, no entanto, não é algo recente. Desde a ditadura militar dos anos 60 e 70, quando milhares de pessoas foram torturadas e mortas, as mães dos desaparecidos protestaram em caminhadas na Praça de Maio reivindicando o paradeiro de seus filhos. Elas formaram uma grande voz para a queda dos militares ao denunciar os abusos de direitos humanos cometidos. Até hoje, essas mulheres se organizam nos movimentos Mães da Praça de Maio e Avós da Praça de Maio.

 

Korol, convidada do SOS Corpo para a Conferência, é a atual coordenadora da equipe de educação popular da Universidade Popular Mães da Praça de Maio, tendo vivido de perto a realidade das ditaduras na América Latina. Militante, ativista e feminista, ela é também educadora popular e membra da organização Pañuelos en Rebeldía, coletivo argentino que trabalha com formação a partir da pedagogia feminista, decolonial e anticapitalista.

Ela estará aberta a comentários, perguntas, provocações e dúvidas do público. A mediação do debate ficará a cargo da pesquisadora do SOS Corpo e também coordenadora da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e Articulación Feminista Marcosur – AFMVeronica Ferreira. A conferência acontecerá no Centro Cultural do Instituto Feminista para a Democracia  SOS Corpo a partir das 19 horas da segunda (26) e será transmitido ao vivo pelo canal do youtube da Universidade Livre Feminista.

Confirme presença e convide amigos e amigas:
https://www.facebook.com/events/2062622043979378/

O quê? O feminismo na Argentina: organização e resistência nas ruas
Quando? Segunda-feira, 26 de fevereiro, 19h às 21h
Onde? Centro Cultural Feminista SOS Corpo
Endereço? Rua Real da Torre, 593, Madalena – Recife – PE
Link para transmissão ao vivo: Universidade Livre Feminista 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Militares assumem comando no Rio de Janeiro

dom fev 25 , 2018
  O presidente Michel Temer assinou na sexta-feira, 16 de fevereiro, um decreto de intervenção federal militar na segurança pública no […]