4o. Fórum Mundial de Mídia Livre – a luta pelo direito à comunicação em todo o mundo [Tunísia, 22-28 Março 2015]

4-FMML

 

Entre os dias 22 e 28 de março, a Tunísia receberá a 4a edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), na Universidade El Manar, em Tunis. O Fórum Mundial de Mídia Livre nasceu no âmbito do processo dos Fóruns sociais, por meio da iniciativa de defensores da liberdade de expressão e ativistas da luta por outra comunicação. São militantes envolvidos na história de inúmeras experiências e batalhas conduzidas pela mídia independente.

A 4a edição do FMML acontece dois anos após o último encontro do Fórum, que reuniu, também na Tunísia, blogueiros, jornalistas, organizações da sociedade civil, produtores audiovisuais, desenvolvedores de software, hackers, pesquisadores e comunicadores populares. A diversidade de perfis e iniciativas permitiu trocas muito ricas sobre liberdade de expressão, produção de conhecimento, os desafios da internet, rádios comunitárias, a reapropriação da informação, softwares livres e outros tantos temas. A última edição do FMML também foi rica em termos das perspectivas para a continuidade da luta pelo direito à comunicação em todo o mundo.

Os diferentes sujeitos envolvidos no processo de construção do FMML se encontrarão novamente então em 2015. Como da última vez, o próximo FMML começará dois dias antes do Fórum Social Mundial (que acontece de 24 a 28 de março) e continuará com atividades ao longo do FSM. Será uma oportunidade de aprofundar esses debates e consolidar articulações entre as diferentes iniciativas que participam deste processo.

A próxima edição do FMML também será um espaço fundamental de participação na elaboração da Carta Mundial da Mídia Livre, que tem como objetivo ser uma ferramenta de lutas e reivindicações em prol da liberdade de expressão e do direito à comunicação em todo o mundo. A Carta está aberta a consulta pública por meio de uma plataforma virtual até o final de fevereiro. Basta entrar em charte.fmml.net e participar com suas contribuições ao documento!

Como propor uma atividade no FMML?

O FMML é construído pela ação das organizações e ativistas engajados nesta luta. Você e sua entidade também são convidados a propor atividades no Fórum e a participar dos debates que acontecerão em Tunis.

Para propor uma atividade autogestionada para os dois primeiros dias do FMML (22 e 23 de março, antes do início do FSM), entre no site www.fmml.net, na rubrica “Proponha uma atividade” e preencha o formulário online, escolhendo um dos quatro eixos seguintes para a sua atividade:

1. Direito à comunicação, bem comum e regulação por uma comunicação democrática
2. Movimentos sociais, mídias independentes e a emergência de novos atores sociais e políticos
3. Organização das mídias livres, redes transnacionais, integração informacional e modelos econômicos
4. Soberania, governança da internet e contrapoderes tecnológicos.

Data limite para a inscrição de atividades autogestionadas para os dois primeiros dias do FMML: 22 de fevereiro.

Essas atividades integrarão apenas o Fórum Mundial de Mídia Livre. A inscrição das atividades autogestionadas que acontecerão no âmbito do Fórum Social Mundial (entre 24 e 28 de março) deve ser feita no site do próprio FSM até o dia 10 de fevereiro.

As atividades autogestionadas propostas serão analisadas e, em função da limitação e tempo e local, eventualmente aglutinadas com outras com objetivos próximos.

Em caso de dúvidas – ou se você quiser participar da organização da 4a edição do FMML em Tunis – entre em contato conosco: info@fmml.net

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Estranho quando um Congresso oligarca é encarado com indiferença e políticas sociais motivam a ira de muitos

seg fev 9 , 2015
Postado em: 13/11/2014 por: Josué Nogueira DNA,  laços de sangue, filhotismo, seja lá o termo ou expressão que se queira […]