Somos um rio, não só gotas! A grande marcha dos povos a Lima (Peru)

 

Durante três dias, movimentos sociais de diversas partes do Peru marcharão em direção a capital Lima para uma grande mobilização que acontecerá no dia 10 de dezembro. A marcha ocorrerá em ocasião da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20), a qual se espera um esboço do próximo acordo global sobre o clima em substituição ao Protocolo de Kyoto.

As comunidades da província de Cajamarca, afetadas por projetos de mineração e hidrelétricos, como o de Chadín II – planejado pela empresa brasileira Odebrecht -, estão se organizando para iniciar a marcha a partir das lagoas da região. Em pauta está a luta pela defesa da água, contra os projetos de mineração poluidores e as novas leis de criminalização dos movimentos sociais.

Diversas comunidades, que podem desaparecer com a construção da represa no rio Marañon para viabilizar a hidrelétrica da Odebrecht, estarão na marcha para demonstrar sua insatisfação com o projeto. As famílias, que não foram consultadas pela empresa, não concordam com a obra e prometem resistir. É o recado que será dado em Lima, na grande mobilização do dia 10 de dezembro.

Acompanhe os preparativos na página da “Gran Marcha Nacional de los Pueblos”: https://www.facebook.com/pages/Gran-Marcha-Nacional-de-los-Pueblos-Somos-Un-Rio-No-Solo-Gotas/898006543550704

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

“Quem transforma a sociedade é o povo organizado” - entrevista com Vera Baroni

sex nov 28 , 2014
De certa forma, uma história de vida representa também a história de um determinado contexto social. A vida de Vera […]